sábado, 7 de julho de 2018

O criador de moda com visão futurista virou celebridade nos anos 1960 e na década de 70 foi considerado um dos principais designers europeus pela revista Time, nos Estados Unidos. “Eu nasci um artista. Mas eu sou um homem de negócios”, declarou com orgulho ao New York Times. Pierre Cardin é sinônimo de alta-costura e de um império de quase mil licenças em quase todo o planeta _de relógios a perfumes, de sardinha enlatada a snooker. Diplomático, esse refinado italiano nascido em Veneza e radicado em Paris foi bem-recebido pelas maiores autoridades de países como China, Albânia e Cuba. No último dia 2 de julho ele completou 96 anos ainda na ativa.
Além da simplicidade, ‘papi’ foi definido por seus colaboradores como um cara visionário, provocativo, intuitivo e fiel; elegante, polido e incansável. “Criei minhas empresas a partir do nada. Eu as conheço como se fossem meus filhos ou meus netos. Eu fico à vontade para tomar conta delas”, declarou. Sempre na vanguarda, disse ainda que no ano 3.000 as pessoas sairão cada vez menos ao ar livre, e os cuidados serão mais direcionados para o corpo do que para a roupa.
Em 1981, Cardin adquiriu o restaurante Maxim’s em Paris, ponto de encontro da alta sociedade internacional que costumava se deliciar com terrine de vieiras e faisão assado. Uma filial brasileira foi inaugurada no Rio de Janeiro em 1983. Ele confessa que ama o Brasil, país que visitou nove vezes. E revela que o prato que mais gosta de comer é Macarrão com Trufas Alba Brancas (receita abaixo) e para beber, um autêntico vinho francês Côtes du Luberon.

Tagliolini com Trufa Branca
Rende 6 porções (receita do chef Fabio Trabocchi)

Ingredientes
Tagliolini fresco ou outro macarrão com ovo
70 g de trufas brancas
1 1/4 xícaras de caldo de galinha
170 g de manteiga sem sal
Sal kosher (não contém iodo)
170 g de queijo Parmigiano-Reggiano ralado na hora

Modo de preparo
Coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Enquanto isso, limpe as trufas brancas com uma escova, removendo qualquer sujeira na superfície. Adicione o caldo de galinha a uma frigideira grande em fogo médio-alto e deixe ferver. Reduza o líquido em um terço, em seguida abaixe o fogo, acrescente a manteiga e delicadamente mova a panela para frente e para trás até que a manteiga derreta e seja incorporada ao caldo. Tempere a gosto com sal e retire do fogo.
Adicione o tagliolini à água fervente e mexa para evitar que grude. Cozinhe por cerca de 2 minutos, ou até que comece a subir para a superfície. Separe cerca de ½ xícara da água do cozimento e escorra. Com cuidado, reaqueça o molho em fogo baixo (se ficar muito quente, o molho pode talhar; caso aconteça, mexa com um pouco da água reservada da massa para reemulsionar). Acrescente o macarrão e o Parmigiano-Reggiano e misture bem. Divida em seis pratos aquecidos. Use um fatiador de trufas ou um mandoline para raspar as trufas sobre a pasta. Decore com lascas de Parmigiano-Reggiano e ervas frescas. Sirva imediatamente.
(Fontes: Arquivo pessoal Roberto Pires e www.guide.michelin.com)

Foto: Bertrand Rindoff Petroff-Getty Images/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário