sábado, 21 de julho de 2018

“Cozinhar bem é como criar. Quem ama a cozinha ama também inventar”. A frase da célebre cantora de ópera, uma lenda do século 20, revela que era também uma cozinheira habilidosa. Conhecida carinhosamente como ‘La Divina’, ela colecionava receitas de seus restaurantes favoritos em todo o mundo, incluídas entre as 150 que recheiam o livro La Divina in Cucina - Il Ricetário Segreto di Maria Callas (La Divina na Cozinha - Livro de Receitas Secretas de Maria Callas).
Nessa obra dedicada à soprano faminta estão registradas receitas que grandes cozinheiros inventaram em sua homenagem _de Mario Zorzetto, chef do iate da família Onassis, a Ferruccio Mezzadri, seu fiel mordomo e assistente pessoal. E, ainda, suas próprias receitas, como La Torta Mia e o Molho Peperata de Maria Callas (receita abaixo), ideal para acompanhar carnes. Está descrito também o menu da noite em que ela conheceu o magnata grego Aristóteles Onassis (com quem viria a se casar) no restaurante Danieli, em Veneza: Consommé Gelado em Taça, Camarão Flamingo, Frango Soumaroff e Suflê de Morango.
Nascida de pais gregos na cidade de Nova York, Callas recebeu treinamento operístico em Atenas antes de fazer sua estreia oficial no Teatro La Scala em 1951. Décadas depois de sua morte, continua sendo uma das artistas mais populares de ópera. A estreita relação dela com a comida também passou a ganhar destaque. Seus hábitos alimentares já foram tema de um documentário de 52 minutos, Callas Cooking: Ingredients of a Legend, de Marco Kuveiller. Entre os pratos favoritos da diva estavam Mexilhões a Marinara e Risoto com Ervas Frescas.

Molho Peperata de Maria Callas
Ingredientes
1 litro de caldo de carne
30 g de tutano
Queijo parmesão ralado na hora
Pimenta-do-reino
Migalhas de pão
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo
Leve o caldo de carne ao fogo e adicione o tutano. Acrescente lentamente as migalhas de pão e misture até ficar espesso. Coloque um punhado de parmesão ralado, pimenta-do-reino e uma colher de manteiga. Deixe ferver lentamente por 2 horas e sirva com a carne de sua escolha.
(Fonte: Internet)

Foto: Instituto Cultural Italiano de Los Angeles/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário