sexta-feira, 6 de julho de 2018

Conhecido simplesmente como Valentino, o lendário estilista fundou sua casa de moda em Roma no final dos anos 50 e passou a criar modelitos para as mulheres mais glamourosas do mundo. Constam dessa lista seleta figuras da realeza e estrelas de Hollywood, incluindo Elizabeth Taylor, Gwyneth Paltrow e Anne Hathaway. Ao lado do parceiro comercial Giancarlo Giammetti transformou sua marca em um império internacional, associada à sua cor vermelha de assinatura, ‘Valentino Red’. Embora o criador tenha se aposentado em 2008, os negócios continuam a pleno vapor.
“Eu sou apaixonado por beleza”, declara na abertura do luxuoso livro Valentino: at the Emperor’s Table (Valentino: Na Mesa do Imperador). Bon vivant e excelente anfitrião, ele recebe seus convidados com calor humano e alegria no iate e nas cinco residências que possui em Roma, Paris Londres, Nova York e Gstaad, nas quais mantém a notável coleção de objetos de mesa e objetos de arte. Ele ama compartilhar esses tesouros e magníficas experiências gastronômicas com a família e os amigos. 
“Entreter trinta ou um é o mesmo; a comida tem que estar em um belo prato”, ensina Valentino. As receitas são específicas em cada casa. A favorita é o Château de Wideville, um castelo histórico fora de Paris onde predomina a culinária caseira italiana. Lá, pratos como o Risotto alla Milanese, ou Risoto Milanês (receita abaixo), são servidos em conjuntos antigos de porcelana, a exemplo do russo Meissen e do P.K. Selesia, empresa alemã da década de 1930. Símbolo da Lombardia, esse risoto destaca a simplicidade do arroz com o sabor e a cor do açafrão, para ser apreciado sozinho ou acompanhado de ossobuco.

Risotto alla Milanese
Para 4 pessoas

Ingredientes
320 g de arroz arbório ou carnaroli
50 g de tutano (opcional)
80 g de manteiga
50 g de cebola
100 ml de vinho branco
1 litro de caldo de carne
5 g de pistilos de açafrão
60 g de queijo Parmigiano Reggiano ralado
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Primeiro passo
Coloque uma panela em fogo baixo, acrescente metade da manteiga e, quando estiver derretida, a cebola bem picada e o tutano e cozinhe lentamente. Em seguida, adicione o arroz e refogue por um minuto ou até que fique transparente.

Segundo passo
Adicione o vinho branco e, assim que ele tiver evaporado, cubra o arroz com o caldo de carne quente e continue cozinhando, mexendo ocasionalmente e adicionando mais caldo quando ele for absorvido pelo arroz. Após cerca de 12 minutos, adicione o açafrão dissolvido em um pouco de caldo e tempere com sal e pimenta.

Terceiro passo
Quando o arroz estiver cozido (al dente), retire do fogo e misture com a manteiga restante e o Parmigiano Reggiano, mexendo até obter uma consistência cremosa. Sirva imediatamente.
(Fonte: Valentino: at the Emperor’s Table, Ed. Assouline)

Foto: Oberto Gili/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário