sexta-feira, 13 de julho de 2018

Grande percussionista, líder de banda, compositor e arranjador, Tito Puente ficou popularmente conhecido como ‘Rei do Mambo’ e ‘Mestre dos Timbales’. Embora tenha dado uma importante contribuição à música latina, ele era americano, nascido em Nova York de pais porto-riquenhos. Ernest "Tito" Anthony Puente veio ao mundo em 1923 e partiu no ano 2000. Foi sua mãe, que o chamava de "Ernestito" (nome do qual se originou o apelido que o tornaria famoso internacionalmente), quem percebeu o potencial musical do filho e o matriculou em aulas de piano.
O músico lançou mais de 100 discos durante os 60 anos de carreira e ganhou 10 prêmios Grammy. Gravou com grandes artistas, entre eles a cantora Célia Cruz, e também apareceu em vários filmes, geralmente interpretando a si próprio. Foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood e recebeu também referência especial no longa-metragem Os Reis do Mambo.
Quando não estava nos palcos se apresentando, Tito Puente gostava de degustar iguarias da terra natal de seus pais. Em suas viagens a Porto Rico, adorava comer, por exemplo, a Ensalada de Bacalao ou Salada de Bacalhau (receita abaixo), feita com bacalhau seco e cebola. “Em Nova York, era algo que minha mãe fazia no Natal e durante o verão. É realmente um típico prato porto-riquenho”, ele declarou. 

Ensalada de Bacalao
Rende 6 porções

Ingredientes
450 g de bacalhau seco
2 cebolas grandes, finamente cortadas
4 tomates grandes, descascados e cortados
2 a 3 abacates, cortados em cubos
1 xícara de azeite de oliva
½ vinagre
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Deixe o bacalhau na água durante a noite, trocando a água algumas vezes. Quando for cozinhar, escorra novamente e coloque-o em uma panela grande de água fervente. Cubra e cozinhe por 15 minutos. Escorra e enxague em água fria. Deixe esfriar e, em seguida, retire a pele e as espinhas. Usando um garfo, desfie o bacalhau e o disponha em um prato grande. Cubra com a cebola, o tomate e o abacate. Em um pequeno frasco com tampa bem fechada misture o azeite de oliva e o vinagre. Tempere com sal e pimenta, agite bem e despeje sobre o peixe. Deixe na geladeira por 1 hora ou 2 horas. Sirva frio.
(Fontes: Livro ‘Jazz Cooks, Retratos e Receitas dos Grandes’, de Bob Young e Al Stankus; e Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário