segunda-feira, 30 de julho de 2018

A diva do cinema italiano e ícone de estilo sempre foi também uma cozinheira de ‘mão cheia’. Lançou dois livros de receitas e chegou a brincar que suas formas ultrafemininas _96 cm de busto, 64 cm de cintura e 97 cm de quadril_ se devem ao spaghetti que ela tanto ama. É fã incondicional da dieta mediterrânea. As escolhas de Sophia para conservar a saúde e a beleza incluem: consumir duas colheres de sopa de azeite por dia (óleo puro que vai bem até no banho para hidratar a pele), manter um jantar leve, beber muita água, manter a boca fechada entre as refeições e dormir bem.
Atualmente com 83 anos, a atriz diz que “cozinhar é um ato de amor, um presente, uma maneira de compartilhar com os outros os 'piccoli segreti' (pequenos segredos) que ardem nas chamas. Esse sentimento de afeto extremo está presente nos livros In Cucina con Amore (Na Cozinha com Amor, publicado em 1971), trazendo suas receitas favoritas de massas e pizzas e uma infinidade de pratos de legumes e carne; e Recipes & Memories (Receitas & Memórias, de 1998), dedicado à nonna Luisa, com quem viveu em Pozzuoli, uma pequena cidade perto de Nápoles, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1957 a estrela internacional se casa com o diretor de cinema Carlo Ponti, 22 anos mais velho. Tiveram dois filhos e ficaram juntos até ele morrer. Além do Oscar, Globo de Ouro, Urso de Ouro e César, Sophia Loren abocanhou também vários prêmios culinários. Aprendeu a cozinhar com a mãe e se aperfeiçoou com a avó, “um gênio do fogão”, que lhe ensinou a receita do molho de tomate. Entre os seus sucessos gastronômicos estão caponata, polpeta, polenta, pastas, sopas, feijão e diversos doces, entre eles zabaione. Além de muitas versões de espaguete, como o favorito Spaghetti alle Vongole (receita abaixo).

Spaghetti alle Vongole
Ingredientes
(Rende 4 porções)

½ kg de spaghetti
1 kg de vôngoles (nas conchas)
2 xícaras de vinho branco seco
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de salsa picada
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta vermelha seca a gosto (ou pimenta-do-reino moída na hora)

Modo de preparo
Coloque os vôngoles de molho em um recipiente que contenha muita água fria e bastante sal. Deixe-os de molho durante uma hora. Jogue fora a água, lave-os em água corrente, para que percam o sal e a areia que ainda continue entranhada nas conchas. Coloque-os novamente de molho em água com sal, por mais meia hora. Torne a lavar os vôngoles em água corrente. Jogue fora as conchas que estejam abertas e não se fechem quando tocadas. Faça a mesma coisa com as conchas quebradas ou pesadas demais – elas podem conter lama do mar. Deixe os vôngoles escorrendo.
Aqueça o azeite de oliva numa panela grande. Acrescente o alho picado e cozinhe por um a dois minutos em fogo baixo, mexendo sempre. Adicione os vôngoles (com as conchas), a pimenta, a salsinha e o vinho branco. Aumente o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, agitando a panela, tampada, para que as conchas se abram normalmente. Enquanto o molho é preparado, cozinhe em fogo alto o spaghetti em muita água fervente, com sal a gosto (conforme as recomendações da embalagem). Retire quando estiver al dente. Escorra e misture com o molho. Leve tudo ao fogo alto, rapidamente, apenas para a massa incorporar o sabor e o aroma dos vôngoles. Sirva imediatamente, tendo o cuidado para que os vôngoles, fiquem com as conchas em cima do spaghetti (descarte os que não abrirem).
(Fonte: Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário