sexta-feira, 1 de junho de 2018

A relação afetuosa com a gastronomia e o quanto a comida fez parte de momentos importantes no cotidiano de um dos casais mais emblemáticos da cultura brasileira pode ser conferida no livro Memórias de Sabores de Zélia Gattai _As receitas que temperaram a sua história maravilhosa, resultado de ampla pesquisa feita no acervo da Família Amado. É uma homenagem a Zélia e à sua capacidade de reunir pessoas em torno de sabores únicos. 
A cozinha da Casa do Rio Vermelho, onde a escritora, fotógrafa e gourmet paulista morou toda uma vida com Jorge Amado e os dois filhos (João Jorge e Paloma), continua intacta e aberta à visitação pública. Sua neta Maria João Amado escreveu no prefácio da publicação comemorativa: “Se não fosse por mais nada, este livro de cozinha já valeria a pena pela receita de Quitandê (veja abaixo), prato típico da culinária do Recôncavo Baiano, que se perdeu no tempo. Maria Sepúlveda ensinou, e os ingredientes e modo de fazer foram copiados com a letra bonita de minha avó, no fundo de um caderno. Um prato a ser respeitado e alçado ao seu lugar de glória”.
O cardápio na casa de Zélia sempre foi bem variado. No almoço costumava ser servida uma beterraba feita de uma maneira fácil e deliciosa. Para o marido Jorge, um glutão que amava Vol-au-vent de Siri, aprendeu a fazer o quitute num curso de culinária na melhor casa de chá de Salvador, a Nubar. A autora do livro autobiográfico Anarquistas, Graças a Deus tinha no seu acervo de receitas também o Spagheti ao Pesto, ao lado de outras iguarias oferecidas à família e ao extenso rol de amigos que frequentavam a casa. Exemplos: Moqueca de Siri Mole, Xinxim de Galinha, Sarapatel, Vatapá, Acarajé, Mussaká Turco; além dos doces de todo tipo (de banana, ambrosia, cocada), Palmier e Sorvete de Mamão. Zélia amava qualquer tipo de pão, especialmente se acompanhado de dois dedos de prosa. Costumava dizer que “a pessoa só morre mesmo quando não deixa saudade na terra”.

Quitandê
Ingredientes
1 kg de feijão fradinho
1 litro de camarão seco
1 xícara de amendoim torrado
1 pouco de gengibre ralado
1 cebola bem grande
1 molho de coentro
Azeite de dendê
Sal à vontade

Modo de preparo
Põe-se o feijão de molho de um dia para o outro. Cozinhá-lo em água e sal  _não por água demais, juntar durante o cozimento se for preciso. Quando cozido, bater no liquidificador com a própria água em que foi cozido, e passar na peneira. Deve ter a consistência de purê. 
Cortar a cebola e o coentro bem picadinhos, passar o camarão e o amendoim na máquina de moer. Por 1 xícara de dendê numa panela e refogar todos os temperos, o gengibre inclusive. Quando tudo estiver bem refogado, jogar dentro a massa de feijão e mexer sempre durante ½ hora mais ou menos.
P.S. Esse prato serve para acompanhar moqueca de peixe.
(Fonte: Memórias de Sabores de Zélia Gattai, editado pelo Shopping da Bahia)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário