quarta-feira, 6 de junho de 2018

O artista plástico baiano contou, ao participar da minha coluna semanal Meu Sucesso na Cozinha publicada em um grande jornal de Salvador, que já fazia o tal do prato há duas décadas. Para justificar o sucesso, Bel diz que a carne do peixe, depois de cozida, “parece algodão, macia e branquinha”. Garante que seus amigos se deliciam com o Peixe ao Tamarindo com Pirão de Lagosta (receita abaixo) e outros de seus inventos gastronômicos, que incluem peixes, frutos do mar e massa, preferencialmente.
Bel Borba começou a exercitar os dotes culinários em 1981, depois de ser deixado pela namorada que era uma excelente cozinheira. Ele se aventurou pelas macarronadas e seguiu adiante. Nas inúmeras viagens que faz pelo mundo, suas principais áreas de interesse são arte, arquitetura e gastronomia, incluindo a exótica tailandesa. Inquieto e irreverente, acredita que “gostoso é o desprendimento, a cultura do prazer, da qualidade; a pajelança”.
Quando coloca o avental, Bel expande sua veia criativa, inovadora, que não aceita regras nem receitas. Famoso por seus azulejos artísticos espalhados pelos muros da capital baiana, ele revela: “Cozinho com a mesma agonia com que eu pinto”. E avisa, com o bom humor que lhe é peculiar. “Quando eu estou pintando pode dar opinião à vontade. Mas quando estou cozinhando, não venha não!”. Seu estilo culinário é rústico, básico. Confessa que o domínio de tempero chega até, no máximo, seis porções. Após essa quantidade ele se perde, pois não gosta de dosar nada.

Peixe ao Tamarindo com Pirão de Lagosta
Ingredientes
5 kg de vermelho-dentão inteiro
2 kg de lagosta
250 g de polpa de tamarindo
Tomate, pimentão, cebola, alho, sal
Cheiro-verde
Couve
Abacaxi
Azeite extravirgem
Farinha
1 cálice de vinho branco seco

Modo de preparo
Peixe
Lave o peixe, já limpo, na água do mar e depois em água doce, rapidamente. Passe no limão e, em seguida, numa pasta de alho. Deixe macerando. Recheie o peixe com a polpa de tamarindo (batida no liquidificador com azeite, “tipo um frozen”) e com os temperos e costure, mantendo a cabeça e o rabo. Coloque-o numa assadeira sobre um “mosaico” de cebola cortada em rodelas e folhas de couve e regue com azeite. Por cima, adicione pedaços de abacaxi e rodelas em volta da assadeira, depois cubra com talos de cebolinha e folhas de bananeira. Leve ao forno para assar.

Pirão de Lagosta
Afervente a cabeça das lagostas e reserve o rabo. Acrescente os temperos e, ainda na panela, amasse as cabeças (“é um pirão cerebral!”) usando um machucador de madeira. Coe o líquido e adicione um cálice de vinho branco. Coloque os rabos da lagosta neste caldo para ferver, depois retire a casca e pique a carne com as mãos, adicionando-a ao pirão quando estiver pronto, feito com a farinha _colocada aos poucos_ e mais temperos. O prato dá para 6 a 7 pessoas e pode ser harmonizado com vinho branco.
(Fonte: Coluna ‘Meu Sucesso na Cozinha’, por Roberto Pires, 12/06/2005)

Foto: Fernando Vivas/A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário