sexta-feira, 29 de junho de 2018

A família Missoni sempre viveu a vida em cores. Eles não apenas revolucionaram as malhas; forjaram um estilo de vida que, como sua moda, combina elegância com entusiasmo e espontaneidade com sofisticação. O estilo Missoni, com os ziguezagues icônicos da marca, é reconhecido e admirado em todo o mundo e é colecionado por fashionistas e museus. Esse mesmo glamour também inspira a diversão da família com quatro gerações, e seus jantares se tornaram um dos pontos altos da Semana de Moda de Milão. Um caleidoscópio de sabores, aromas e cores.
Francesco Maccapani Missoni, filho da diretora criativa Angela Missoni e neto da matriarca Rosita, coleciona as lendárias receitas familiares, entre elas Gnocchi Verdi ou Nhoque Verde de Espinafre e Ricota (confira abaixo). Impulsionado pelo desejo de conservá-las, ele fez uma compilação no Livro de Receitas da Família Missoni, editado pela Assouline, em que narra essa tradição culinária tornando-a disponível a todos. “Os italianos são tão bons em fazer as pessoas se sentirem bem-vindas!”, comentou. “Quanto mais cor você tiver, melhor. Tanto na comida quanto nas roupas”.
“This is Italy, baby!”, proclama o amigo Quincy Jonesa _uma lenda da indústria musical_,  no prefácio de The Missoni Family Cookbook. A amizade com a família o levou a visitar a casa de férias de Angela na Sardenha, onde devorava guloseimas como Ricotta con Miele e Pane Carasau. O livro traz a intimidade das fotos de familiares ao lado de seus pratos favoritos, como o Pudim de Chocolate preparado anualmente para o aniversário de Teresa, tia de Francesco. Já o preferido dele é Frango ao Curry com Espaguete de Soja e Legumes. Várias das refeições têm raízes croatas, uma influência do local de nascimento do patriarca Ottavio ‘Tai’ Missoni. Buon Appetito!

Gnocchi Verdi
Ingredientes

Para o nhoque
500 g de espinafre fresco
1,4 kg de ricota 
3 gemas grandes
100 g de farinha, além de mais para polvilhar
1 colher de chá de noz-moscada moída na hora
Sal marinho e pimenta branca moída na hora

Para a manteiga de sálvia
110 g de manteiga sem sal
6 folhas de sálvia fresca
Queijo Parmigiano-Reggiano ralado para servir

Modo de preparo
Leve uma panela grande de água em fogo alto para ferver. Adicione o espinafre e cozinhe por cerca de 2 minutos, ou até ficar macio; escorra o espinafre em uma peneira. Usando as mãos, molde o espinafre em uma bola, pressionando firmemente para secar bem. Coloque o espinafre em um pano grande e torça-o firmemente sobre a pia, removendo todo o excesso de água.
Em um processador de alimentos equipado com a lâmina “S”, pique o espinafre até obter uma consistência superfina. Adicione a ricota, as gemas, a farinha e a noz-moscada; tempere com sal marinho e pimenta branca. Misture bem. Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície limpa, uma assadeira e nas mãos. Forme a mistura espinafre-ricota em bolas de 3 a 4 cm. Polvilhe-as com farinha e coloque-as na assadeira já preparada.
Leve uma panela grande de água com sal em fogo médio-alto para ferver. Adicione os nhoques aos poucos para evitar que grudem uns nos outros. Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos ou até que eles flutuem para a superfície. Retire-os usando uma escumadeira e reserve.
Faça a manteiga com sálvia: em uma panela em fogo médio-alto, derreta a manteiga. Adicione as folhas de sálvia e frite por 2 a 3 minutos. Retire do fogo. Para servir, coloque 5 a 6 nhoques em seis pratos rasos (haverá suficiente para as segundas porções). Polvilhe-os com o parmesão ralado e regue-os com a manteiga de sálvia quente para derreter o queijo. Sirva quente.
(Fonte: The Missoni Family Cookbook, de Francesco Maccapani Missoni, Ed. Assouline)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário