sexta-feira, 8 de junho de 2018

A pintora valorizava a comida saudável e estava sempre à procura de receitas nutritivas, rápidas no preparo e simples nos ingredientes puros. Sua comida era feita com vegetais, grãos e carnes orgânicas, tendo em mente promover saúde e bem-estar. O'Keeffe inclusive cultivava pomar e horta, já que a alternativa para frutas e vegetais frescos estava distante de onde morava. Ela fazia também seu próprio pão, usando um pequeno moinho para moer a farinha. 
Nas casas que mantinha no Novo México, em Ghost Ranch e Abiquiú, projetou espaços com ênfase na cozinha e no jardim que seriam parte integrante de seu processo artístico. Ela se divertia em ser capaz de buscar e reunir os ingredientes selvagens na paisagem do deserto que a rodeava. A comida de O'Keeffe era elevada a uma forma de arte. Os pratos revelavam sua herança irlandesa e húngara, assim como o livro de memórias culinárias da infância vivida na fazenda da família em Wisconsin. 
De sopas e pratos principais a pães, doces e bebidas, as preferências da artista incluíam Sopa de Cogumelos, Frango com Páprica em Estilo Húngaro e Brownie de Chocolate e Nozes (receita abaixo). A propósito, esta receita foi manuscrita por ela no papel timbrado do Hotel Waldorf Astoria. Georgia O’Keeffe morreu aos 98 anos, em Santa Fé, no dia 6 de março de 1986.

Brownie de Chocolate e Nozes 
Rende 8 a 10 pedaços
Ingredientes
1 xícara de manteiga sem sal, amolecida
100 g de chocolate meio amargo
1 xícara de farinha de trigo
¼ de colher de chá de sal
2 xícaras de nozes picadas
2 ovos
2/3 de xícara de açúcar
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma assadeira de 20 x 20 cm e forre-a com papel manteiga. Em banho-maria, misture delicadamente a manteiga e o chocolate e deixe esfriar. Numa tigela misture a farinha, o sal e as nozes.
Usando uma batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha por 2 a 3 minutos, ou até que estejam claros. Quando a mistura de chocolate estiver fria o suficiente, para evitar cozinhar os ovos, adicione a mistura de ovo/açúcar; bata bem para ficar homogêneo. Acrescente a mistura de farinha apenas até incorporar. Despeje a massa na assadeira e asse por 20 a 25 minutos, ou até que uma faca ou palito seja inserido no centro e saia limpo.
(Fonte: A Painter’s Kitchen: Receitas da Cozinha de Georgia O’Keeffe, de Margaret Wood; Dinner with Georgia O’Keeffe, de Robyn Lea, Ed. Assouline)

Foto: Todd Webb/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário