segunda-feira, 25 de junho de 2018

A relação entre a comida e o mundo da moda é estranha. Mas, surpreendentemente, os dois têm a ver um com o outro. Embora os modelos vivam em uma eterna dieta, os designers adoram comer. No caso da mítica Gabrielle “Coco” Chanel, isso acontecia em estabelecimentos públicos ou na intimidade de seu apartamento, frequentado por amigos como o artista plástico Salvador Dalí e o poeta Jean Cocteau. Na sala de jantar, a mesa das refeições só comportava oito pessoas, pois ela não gostava de falar alto e queria sempre poder olhar para todos os convidados.
Apesar da origem humilde, essa mulher inovadora, ícone absoluto da moda, acabou instalando sua residência em uma suíte no fabuloso hotel Ritz de Paris. Graças à ajuda de seu grande amor, Boy Capel, abriu sua primeira loja na Rue Cambon, 31, onde hoje fica a sede da Maison Chanel. Frequentou restaurantes que ainda são famosos, entre eles o Chez Maxim’s, La Tour d'Argent e Le Train Bleu, este último considerado uma das melhores brasseries da capital francesa. Costumava ser vista comprando os famosos macarons da confeitaria Ladurée ou sentada no Café de Paris.
Na histórica casa de chá Angelina, localizada na Rue de Rivoli, a estilista adorava tomar o Chocolat chaud à l’ancienne dit “l’Africain” (receita abaixo), que é até hoje o carro-chefe da casa, com o status de ser “o melhor chocolate quente de Paris”. É bem encorpado e vem com chantilly separado para o cliente adicionar a seu gosto. Dizem que Chanel visitava o local quase diariamente e costumava sentar-se na mesa número 10, uma posição estratégica devido aos espelhos, pelos quais ela observava as pessoas de forma discreta.

Chocolat chaud à l’ancienne dit “l’Africain”
Rende 2 xícaras

Ingredientes
225 ml de leite
75 g de chocolate amargo com mais de 70%
1 vagem de baunilha
Creme chantilly

Modo de preparo
Corte a vagem de baunilha no comprimento e retire os grãos. Ferva o leite com a baunilha e deixe em infusão por alguns minutos; retire a vagem. Junte o chocolate amargo 70% com um batedor. De acordo com o seu desejo, continue cozinhando ou não, sabendo que quanto mais você aquece, o chocolate quente ficará aveludado. Sirva com chantilly separadamente.
(Fonte: Internet)

Foto: Horst P. Horst/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário