sábado, 9 de junho de 2018

Um dos maiores gênios universais, o artista criador das obras-primas A Santa Ceia e Mona Lisa era vegetariano. E este fato não era visto com bons olhos na época da Renascença em que viveu. Leonardo da Vinci nutria grande afeição pelos animais, a ponto de comprar passarinhos em mercado público só para soltá-los em seguida. Mesmo assim, com seu espírito inovador, ele inventou uma máquina de moer carne para facilitar a vida dos cozinheiros. Mas preferia jantar saladas verdes, frutos do mar, legumes, pão, cogumelos, cereais e massas. Adorava também sopa de grão de bico, que ele chamava de La Minestra (receita abaixo), e gostava de tomá-la bem quentinha.
O pintor renascentista anotava em um caderno deliciosas receitas com comentários sobre a preparação e, ainda, a respeito das boas maneiras à mesa. Descoberto em 1981, foi publicado no Brasil pela Editora Record com o título Os Cadernos de Cozinha de Leonardo da Vinci. Segundo pesquisadores, o mestre teria dito: “Se você quer ser saudável, preste atenção a este conselho, coma apenas quando estiver com fome e permita que a refeição leve seja suficiente. Mastigue bem toda a sua comida. Tudo o que você engole seja bem cozido e simples. Ao sair da mesa, mantenha uma boa postura e, após o almoço, não ceda ao sono”.
Na biografia “definitiva” escrita por Walter Isaacson, com base em milhares de páginas dos cadernos que Da Vinci manteve ao longo da vida e nas recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, surge uma pessoa real, extraordinária pela pluralidade de interesses e pelo prazer que tinha em combiná-los. É um retrato da capacidade humana de inovar, da importância de não apenas assimilar conhecimento, mas se dispor a questioná-lo, ser imaginativo e pensar diferente, como sempre fizeram os rebeldes de todos os tempos.

La Minestra ou Sopa de Grão de Bico
Ingredientes e modo de preparo
Lave 1 kg de grão de bico em água quente. Depois de serem lavados, devem ser colocados em uma panela para saltear. Com as mãos, misture cerca de 14 g de farinha, óleo, sal, 20 grãos de pimenta moída grossa e canela em pó. Coloque essa mistura no fogo com três medidas de água, e adicione sálvia, alecrim e raízes de salsinha finamente picadas. Acrescente o grão de bico até que esteja quase cozido. Se for para pessoas doentes, adicione apenas óleo e especiarias.
(Fonte: Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário