terça-feira, 12 de junho de 2018

O pintor francês, um dos principais artistas do final do século 19, nasceu numa família aristocrática. Tinha refinamento e conhecia a fundo os prazeres da vida, incluindo a boa mesa. Mas a origem nobre não o distanciou da vida nos cabarés de Paris, a exemplo do Moulin Rouge, onde registrou as figuras de dançarinas, prostitutas e frequentadores. Ele pincelou o estilo de vida boêmio com detalhes precisos e se tornou um dos mais importantes expoentes do pós-impressionismo.
Henri de Toulouse-Lautrec era baixinho e frágil, resultado de um acidente na infância que atrofiou o crescimento de suas pernas, deixando-o com pouco mais de 1,50 m de altura, porém com o tronco de tamanho normal. Como não podia praticar atividade física, desde cedo passou a se alimentar de arte. Nos castelos do sul da França conheceu as delícias de vinhos vintage, queijos envelhecidos e carnes bem temperadas. Costumava receber os amigos no seu ateliê na região de Montmartre para verdadeiras celebrações dos sentidos. Nas férias, os banquetes eram transferidos para o Château du Bosc, a residência dos pais dele nos arredores de Paris. Nessas ocasiões eram obrigatórios no cardápio Confits e Pâté en Crôute (receita abaixo).
Estava convencido de que arte e cozinha eram iguais. No livro de receitas The Art of Cuisine , que escreveu e publicou com o amigo e parceiro Maurice Joyant, sugere pratos com o forte sabor da Provença. Estão lá também as formas fantásticas de preparar peixe e aves, assim como molhos gourmet. As receitas chamam a atenção por sua originalidade e, para reproduzi-las com sucesso, é preciso cuidar especialmente do equilíbrio de gostos.

Pâté en Crôute
Ingredientes
2 ½ xícara de farinha de trigo
¾ xícara de manteiga gelada cortada em pedaços
4 colheres (sopa) de água  
½ colher (chá) de sal  
1 gema
Recheio
¼ xícara de vinho Madeira ou Porto
½ colher (chá) de pimenta-do-reino
½ colher (chá) de sal
250g de toucinho defumado
250g de fígado de galinha
250g de peito de frango sem pele e sem osso
5 gemas
5 dentes de alho amassados 
1 gema ligeiramente batida para pincelar

Modo de preparo
Cobertura
Misture a farinha com a manteiga até formar uma farofa. Faça uma depressão no meio e acrescente o sal, a água e a gema. Amasse bem. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. 

Recheio
Corte o toucinho e o fígado em pedaços. Ponha em uma frigideira com o alho e a carne de frango. Frite por 15 minutos em fogo alto. Deixe esfriar e passe pelo processador. Transfira para uma tigela e junte sal, pimenta, as gemas e o vinho. Misture bem.

Montagem
Aqueça o forno em temperatura alta. Abra a massa sobre uma forma de 26 x 11 cm e forre o fundo e as laterais. Espalhe o recheio e cubra com a massa restante. Faça furos na massa com um garfo para sair o ar quente. Pincele com a gema e asse por 45 minutos ou até dourar bem. Desinforme e sirva.
(Fonte: Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário