terça-feira, 5 de junho de 2018

Você já deve ter visto algumas pinturas surrealistas de relógios derretendo ao sol. E inúmeras imagens estranhas _e até bizarras_ em que a figura da lagosta é predominante. Mas talvez você não conheça o livro de receitas de Salvador Dalí, Les Diners de Gala (Os Jantares de Gala) lançado em circulação limitada em 1973 e reeditado recentemente pela Taschen. Dentre as 136 receitas, incluindo as afrodisíacas, estão Assado de Carne e Legumes, Arbusto de Lagostins com Ervas Vikings (receita abaixo) e uma sobremesa chamada Seios de Vênus.
Dalí e a esposa Gala _também sua musa_ eram exímios anfitriões, muitas vezes dando jantares elaborados para seus amigos. Então ele decidiu compartilhar algumas das receitas favoritas em um livro, junto com seus desenhos e reflexões. Porém, o mestre do Surrealismo avisa: “Se você é discípulo de um daqueles contadores de calorias que transformam as alegrias de comer em uma forma de punição, feche este livro imediatamente; é muito vivo, agressivo demais e impertinente demais para você”. 
O pintor espanhol era adepto de crustáceos, porém tem um especialmente que aparece em várias de suas obras, a exemplo do Lobster Telephone. O uso icônico de lagostas por Dalí em seus quadros foi considerado um ato freudiano que tem a ver com o sentimento de castração. Psicologia à parte, o certo mesmo é que ele amava os mariscos, que os definia desta maneira: “Alimentos que após uma única batalha para descascá-los se tornam vulneráveis para a conquista de nosso paladar”.

Arbusto de Lagostins com Ervas Vikings
Ingredientes e modo de preparo
Para fazer este prato é necessário ter lagostins de cerca de 56 g cada. Separe os seguintes ingredientes: “Fumet (caldo perfumado reduzido) de peixe, vinho branco, vermute, conhaque, sal, pimenta, açúcar e chill (erva aromática). Coloque os lagostins nesse caldo por 20 minutos. Deixe tudo esfriar por 24 horas e arrume os lagostins em uma ‘torre’. Coe o caldo e sirva em xícaras. (Receita cedida pelo restaurante La Tour d’Argent)
(Fonte: Editora Taschen)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário