domingo, 3 de junho de 2018

A artista mexicana guardava um delicioso segredo: seu manual de receitas, o Livro da Erva Santa, no qual registrou os pratos que encantavam o marido Diego Rivera, Leon Trotski e muitas outras personalidades. “Depois de sofrer um terrível acidente de bonde e morrer pela primeira vez, Frida encontra sua Madrinha, a Morte, com quem faz um acordo: para voltar a viver, deverá preparar todos os anos uma oferenda para lembrar seu pacto”, escreve Francisco Haghenbeck em O Segredo de Frida Kahlo. “A partir de então, anota cada banquete de Dia dos Mortos num caderno de capa preta que guarda com todo o zelo”. Mas, inexplicavelmente, o bendito livrinho desapareceu.
Segundo a tradição no México, no dia 2 de novembro os defuntos têm permissão divina para visitar a terra, e nós devemos recebê-los com um altar com cravos, pães, doces, fotografias, imagens religiosas, incensos, caveiras divertidas de açúcar, velas para iluminar o caminho para a outra vida, e os pratos prediletos dos falecidos. Todo ano, Frida dedicava paixão e tempo a erguer seus famosos altares aos mortos.
Arroz à Mexicana, Tamales de Abóbora (espécie de pamonha), Huachinango (peixe marinho de águas profundas) e Pão de Morto são algumas das inúmeras receitas que constavam no livro de Frida. Entre os vivos, um dos pratos que ela gostava de fazer é o Bacalhau com Amêndoas e Pimentão (receita abaixo). A artista, que acabou se transformando em ícone de estilo por sua forma de vestir original e multicolorida, sempre foi muito longe, além da imaginação da maioria dos mortais. “Para que preciso de pés se tenho asas para voar?”, argumentava.

Bacalhau com Amêndoas e Pimentão
Ingredientes
1 ½ kg de bacalhau
1 kg de batatas cortadas em cubos
1 kg de tomate sem pele e sem sementes picado
5 pimentões em conserva ou no forno
3 cebolas cortadas em rodelas finas
1 xícara de azeite de oliva
½ xícara de salsa picada
½ xícara de azeitonas recheadas com pimentão
¼ xícara de alcaparras
¼ xícara de amêndoas picadas
¼ xícara de uva passa

Modo de preparo
Na véspera, lave o bacalhau em água corrente. Coloque-o sobre uma peneira e deixe-o mergulhado em uma tigela com água. Leve à geladeira e troque a água pelo menos cinco vezes. Na hora do preparo, escorra bem e cubra com água fervente. Tampe e deixe descansar por 20 minutos. Deixe esfriar e desfie-o em lascas.
Aqueça o azeite e junte a cebola, a salsa e o tomate. Cozinhe por 10 minutos e adicione o restante dos ingredientes, menos o bacalhau e os pimentões. Cozinhe por mais 10 minutos, junte o bacalhau e deixe no fogo por mais 5 minutos. Acrescente o pimentão, mexa delicadamente e sirva.
(Fonte: O Segredo de Frida Kahlo, de Francisco Haghenbeck, Ed. Planeta)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário