quarta-feira, 13 de junho de 2018

Matisse amava tanto as Feuilles du palmier (Folhas de palmeira, título de sua obra de 1912) que esse gosto foi parar na gastronomia, pois era apaixonado pelo doce Palmier (receita abaixo), comprado no mesmo mercado e docerias onde adquiria frutas glaceadas. Para ele, arte e comida traziam paz e calma. Era um francês refinado e gourmet. No seu ateliê, na companhia de amigos e modelos, costumava degustar bolos e outras gostosuras preparados por uma empregada polonesa.
O artista nasceu no norte da França, primogênito de um comerciante de cereais. Por desejo do pai, formou-se em Direito, em Paris, e exerceu a profissão, mas nas horas vagas frequentava aulas de desenho. A mãe, porém, sabendo da vontade dele, presenteou o filho com um estojo completo de pintura. Henri Matisse se tornou pintor, desenhista, gravurista e escultor. Vanguardista, é considerado um dos fundadores do “Fauvismo” _o primeiro movimento moderno do século 20, que considerava a cor como essência da pintura.
A maioria de seus primeiros quadros apresenta uma paleta escura, mas depois Matisse se transforma no mestre das cores. Seu olhar especial para as flores, plantas e para a textura dos materiais fazem de sua obra uma inspiração inesquecível. Ele trabalhou arduamente até alcançar “a arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade” com que sonhava. “Eu sempre tentei esconder meus esforços e dar ao meu trabalho a alegria da primavera. Os desenhos são a tradução mais pura e direta de minhas emoções”, revelou.

Palmier
Rende 16 unidades
Ingredientes
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga derretida 
1 massa folhada laminada congelada

Para polvilhar
Açúcar a gosto

Modo de preparo
Deixe a massa em temperatura ambiente por uma hora. Desenrole-a sobre uma superfície plana. Pincele-a com manteiga e polvilhe com açúcar. Com a ajuda de um rolo de abrir, pressione o açúcar sobre a massa. 
Faça uma linha imaginária vertical no centro da massa, como se fosse dividi-la em dois pedaços. Enrole uma das metades até essa linha imaginária.
Faça o mesmo com a outra metade, enrolando-a em direção ao meio. Embrulhe em filme-plástico e leve à geladeira por uma hora. Aqueça o forno em temperatura alta. Corte fatias de 0,5 cm e arrume na assadeira grande untada com manteiga. Polvilhe açúcar e asse por 15 minutos.
(Fonte: Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário