quinta-feira, 7 de junho de 2018

“Meu nome é Andy Warhol e acabei de comer um hambúrguer”. Esta é a frase que o artista americano, considerado pai da Pop Art, diz após comer o sanduíche de uma famosa hamburgueria em um vídeo artístico de quatro minutos. Nada de estranho partindo do cara que se dedicou a retratar coisas produzidas em massa, especialmente comida. Foi assim com uma prosaica banana e também com a lata vermelha e branca de sopa Campbell’s, pela qual é reconhecido no mundo inteiro. Perguntado sobre a razão de usar o famoso alimento enlatado em suas obras, ele respondeu: “Porque eu comi aquela sopa durante 20 anos, quase todos os dias”.
Filho de imigrantes poloneses, Andy Warhol (1928-1987), cujo nome de batismo é Andrew Warhola, era viciado em junk food. No final da década de 50 ele ilustrou o livro Framboesas Selvagens (título em referência ao filme Morangos Silvestres, de Bergman), um projeto audacioso em parceria com a decoradora de interiores Suzie Frankfurt, que escreveu algumas receitas. Feito à mão, ironizava os livros de cozinha franceses da época. Não chegou a ser publicado, mas quase 40 anos depois o filho de Suzie encontrou esse tesouro cultural entre os documentos de sua mãe e o publicou em 1997. Quanto às receitas, elas servem mais para o artístico do que para a culinária.
Visionário, o artista preconizou que no futuro todo mundo teria seus 15 minutos de fama. Consagrou, em suas diversas séries de serigrafia, produtos tipicamente industriais, feitos em linhas de produção para consumo rápido. A exemplo da Sopa de Tomate (receita abaixo).

Sopa de Tomate
Ingredientes
5 tomates grandes (cortados em cubinhos, sem pele e sementes)
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
1 tablete de caldo de carne ou do que preferir
1 ½ litros de água fervente
Orégano, manjericão, sal e pimenta
Queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Depois acrescente os tomates por uns 5 minutos ou até virar uma espécie de molho. Adicione o tablete de carne, a água e os temperos. Sirva quente com parmesão ralado por cima.
(Fonte: Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário