quinta-feira, 14 de junho de 2018

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) era o mais pobre entre os consagrados colegas de sua geração. Autor do famoso quadro Rosa e Azul (também conhecido como As Meninas), foi o único do movimento impressionista que sobreviveu para ver sua obra reconhecida. O “pintor da vida”, como costuma ser chamado, era tido como uma pessoa simples, alegre e carismática. Vivia sempre rodeado de amigos. Estes viajavam para visitá-lo no sul da França, para onde se mudou em 1907 com a mulher, Aline Charigot, e os três filhos. Os visitantes iam até sua casa atraídos pelas delícias: Caldeiradas, Pot-au-feu _tradicional cozido francês de carne feito com ervas aromáticas e legumes_ e Galantina de Vitela (receita abaixo).
O artista francês tinha paixão pela figura feminina, pelas pessoas comuns e pela natureza abundante de flores e oliveiras, belos cenários para suas criações. Filho de costureiros humildes, Renoir nasceu na cidade de Limoges. Aos quatro anos segue para Paris com a família, onde passa uma infância feliz. Seu primeiro contato com as artes seria trabalhando como pintor de porcelanas em uma fábrica, quando decide se profissionalizar na arte. 
As aulas na Escola de Belas Artes e no estúdio de Charles Gleyre (onde conheceu Monet) eram intercaladas com momentos de pintura ao ar livre. A partir daí, juntamente com Degas, Manet e outros, formava-se o grupo que inventaria o Impressionismo, cuja característica era registrar cenas do cotidiano em pinceladas mais livres. O segundo filhos, Jean Renoir, viria a se tornar um grande cineasta. O pintor viveu seus últimos anos na Riviera Francesa, e mesmo sem conseguir andar ou segurar com firmeza o pincel, continuou pintando até o fim da vida.

Galantina de Vitela
Ingredientes
1 ½ kg de vitela
3 litros de água
4 folhas de louro
4 ramos de salsa
3 ramos de cebolinha
2 ½ envelopes de gelatina em pó, incolor e sem sabor
2 cenouras
1 cebola média picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cobertura
2 xícaras de caldo de carne
1 envelope de gelatina em pó, incolor e sem sabor

Modo de preparo
Amarre dois ramos de salsa, a cebolinha e o louro, formando um buquê. Numa panela, ponha a carne, a cenoura, a cebola, o buquê, sal e pimenta. Junte a água e leve ao fogo. Quando ferver, tampe e cozinhe por uma hora e meia ou até que a carne esteja macia. Escorra o caldo, coe e reserve-o. Retire o excesso de gordura sobre a superfície do caldo com a ajuda de uma colher.
Ponha a gelatina de molho em meia xícara de água por cinco minutos. Corte a carne em pedaços pequenos. Transfira a gelatina para uma panela e acrescente três xícaras e meia do caldo. Leve ao fogo baixo e mexa até dissolvê-la. Unte a forma (redonda de buraco no meio, com 20 cm de diâmetro) com óleo e despeje o caldo até atingir 1 cm. Leve à geladeira até ficar ligeiramente firme. Corte a cenoura em rodelas e arrume-as por cima da gelatina já firme. Na lateral da forma, pressione a salsa restante. Adicione mais caldo até atingir 1 cm. Leve novamente à geladeira até ficar ligeiramente firme. 
Coloque pedaços da carne sobre a gelatina e cubra com mais caldo. Leve à geladeira até ficar ligeiramente firme. Alterne camadas de carne e caldo, sempre levando à geladeira para endurecer. Termine com o caldo e leve à geladeira por mais três horas. Quando estiver firme, desenforme sobre um prato e deixe na geladeira. 

Cobertura
Aqueça o caldo e junte a gelatina. Mexa até dissolvê-la. Despeje numa assadeira grande untada com óleo e leve à geladeira até ficar firme. Corte-a em cubinhos e decore a Galantina.
(Fonte: Internet e Revista Cláudia Cozinha)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário