sexta-feira, 15 de junho de 2018

Considerado uma lenda das artes plásticas, Jackson Pollock moldou o movimento expressionista abstrato e o curso da história da arte americana com a técnica de pintura por gotejamento, ou dripping (tinta respingada sobre a tela). Mas por trás do artista havia o homem que também gostava de comer. Ele adorava cozinhar em sua modesta casa de East Hampton. Foi lá, escondida na despensa da cozinha, que foi descoberta uma coleção de receitas manuscritas por ele, que eram elaboradas com sua mulher e servidas aos amigos. 
Além das pinturas consagradas, o sucesso na cozinha de Pollock é a Torta de Maçã (receita abaixo), que ganhou o primeiro prêmio em uma feira rural de Long Island. Portanto, esqueça o gênio visionário que lutou contra o alcoolismo e a vida desregrada. Foquemos no cozinheiro obsessivo com uma despensa cheia de panelas francesas, pastas repletas de receitas como Torta de Mariscos e Blintz de Mirtilo, dentre outras iguarias. Blintz é uma fina panqueca enrolada, recheada com fruta ou queijo e depois frita ou assada.
Jackson Pollock nasceu em 28 de janeiro de 1912 no estado de Wyoming, Estados Unidos. Começou seus estudos em Los Angeles e depois se mudou para Nova York. Casou-se com a pintora Lee Krasner em 1945, e ela se tornou uma importante influência em sua carreira e no seu legado artístico. Durante a vida, ele gozou de fama e notoriedade com sua pintura de ação (action painting) em telas de grandes dimensões. Morreu aos 44 anos em um acidente de carro em que dirigia alcoolizado, no dia 11 de agosto de 1956. Quatro meses depois, ganhou uma exposição retrospectiva no MoMA _Museu de Arte Moderna de Nova York.

Torta de Maçã Premiada de Jackson
Rende 8 porções

Ingredientes
Para o recheio
1,8 kg de maçãs granny smith (verde) ou qualquer tipo de maçã azeda
¼ xícara de água
1 xícara de açúcar; ou menos, se desejado
1 colher de chá de canela
½ noz-moscada
1 colher de chá de farinha de trigo, peneirada
Para a massa de torta
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 nível de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 ½ xícaras de manteiga gelada
2 gemas, mais 1 ovo inteiro para pincelar
½ xícara de leite frio; e mais, conforme necessário

Modo de preparo
Recheio
Descasque e corte as maçãs em fatias finas. Cozinhe-as em uma panela com um pouco de água (até cobrir a fruta), o açúcar e especiarias. Refrigere as maçãs em um pouco da calda. Quando esfriar, peneire a farinha sobre as maçãs e mexa delicadamente para incorporar. Reserve.

Massa
Preaqueça o forno a 200ºC. Misture a farinha, o fermento e o sal. Adicione a manteiga e amasse até que a mistura esteja quebradiça. Adicione as gemas e misture com o leite. Abra a massa levemente. Coloque-a em uma forma de torta arredondada de 25 cm untada, permitindo que a massa suba sobre a borda de aproximadamente 2,5 cm de altura; apare o excesso, faça uma bola e o reserve para fazer a cobertura. Certifique-se de que não haja rachaduras na parte inferior; sele-os pressionando as bordas junto com os dedos. Despeje a mistura de maçã e distribua uniformemente.
Para obter uma cobertura simples, retire a massa restante, coloque a folha de massa sobre o rolo e desenrole-a em cima do recheio da torta de maçã. Permita que a crosta superior salte sobre a borda da panela em cerca de 2,5 cm; apare o excesso de massa e, em seguida, junte as crostas superior e inferior ao redor da borda para selar a torta. Fure a cobertura com um garfo ou uma faca em cerca de uma dúzia de lugares para permitir que o vapor escape. Pincele a massa com ovo e polvilhe levemente com uma pitada ou duas de açúcar. Para uma cobertura mais elaborada, em forma de treliça, estenda a massa restante, corte em tiras de 1,25 cm e teça as tiras em cima do recheio. Pincele com ovo e polvilhe com açúcar.
Coloque a torta no centro do forno a 200ºC e asse por 10 a 15 minutos, depois reduza o forno para 160ºC e asse por mais 25 a 30 minutos.
(Fontes: Jackson Pollock: Receitas, Arte e Natureza, de Robyn Lea, Ed. Assouline; e Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário