sábado, 16 de junho de 2018

Escolhi esse artista brasileiro para encerrar a série Cozinha Artística porque sou totalmente apaixonado por sua obra. Fiz inúmeras pesquisas, no entanto não consegui descobrir suas predileções à mesa. Então pensei: como ele frequentava os almoços na casa de Jorge Amado e ilustrou o livro Dona Flor e Seus Dois Maridos, devia gostar da Moqueca de Siri Mole (receita abaixo) descrita na famosa obra literária. Segundo Dona Flor, da Escola de Culinária Sabor e Arte, “esse prato fino, requintado, da melhor cozinha, quem o fizer pode gabar-se com razão de ser cozinheira de mão cheia. Mas, se não tiver competência, é melhor não se meter; nem todo mundo nasce artista do fogão”.
Floriano Teixeira criou belíssimas ilustrações para outros livros de Jorge Amado: A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, O Menino Grapiúna, O Milagre dos Pássaros e Tocaia Grande. O internacionalmente consagrado escritor baiano elogiou o amigo artista dizendo que ele “enriqueceu a humanidade baiana, engrandeceu nossa arte, deu-lhe a dimensão, o gosto do detalhe _certos quadros seus são trabalhos de um miniaturista”.
Nascido no Maranhão, Floriano viveu no Ceará e em 1965 aportou na Bahia, de onde nunca mais saiu. Pintor, desenhista, gravador e escultor autodidata, fincou suas raízes nordestinas no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. “Sua obra é de comovente beleza”, resumiu o vizinho, amigo e parceiro Jorge Amado. 

Moqueca de Siri Mole
Para 8 pessoas

Ingredientes
1 xícara de leite de coco puro, sem água
1 xícara de azeite-de-dendê
1 kg de siri mole

Para o molho
3 dentes de alho
Sal a gosto
Suco de 1 limão
Coentro, salsa, cebolinha verde
2 cebolas
½ xícara de azeite doce
1 pimentão
½ kg de tomates

Para depois
4 tomates
1 cebola
1 pimentão

Modo de preparo
Ralem 2 cebolas, amassem o alho no pilão (“são frutos da terra, perfumados”). Piquem o coentro bem picado, a salsa, alguns tomates, a cebolinha e meio pimentão. Misturem tudo em azeite doce e à parte ponham esse molho de aromas suculento. 
Lavem os siris inteiros em água de limão, lavem bastante, para tirar o sujo sem lhes tirar porém a maresia. E agora a temperá-los: um a um no molho mergulhando, depois na frigideira colocando um a um, os siris com seu tempero. Espalhem o resto do molho por cima dos siris bem devagar, que esse prato é muito delicado.
Tomem de quatro tomates escolhidos, um pimentão, uma cebola, tudo por cima e em rodelas coloquem para dar um toque de beleza. No abafado, por duas horas, deixem a tomar gosto. Levem depois a frigideira ao fogo. Quando estiver quase cozido juntem o leite de coco e, no finzinho, o azeite-de-dendê pouco antes de tirar do fogo.
(Fonte: Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado, Ed. Record, e Floriano Teixeira – Desenhos, Coleção Casa de Palavras)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário