segunda-feira, 11 de junho de 2018

Em 1883, o pintor Claude Monet e sua mulher, Alice, se mudam definitivamente para Giverny com os oito filhos. O casal transforma os jardins da casa em uma plantação de couve, alface, aipo, escarola e tomate. Esses ingredientes serviam tanto de inspiração para seus quadros quanto para usar nos almoços memoráveis que oferecia aos amigos famosos, como Renoir, Cézanne e Clemenceau. A partir dessa época, veio à tona seu lado gourmand
Monet não cozinhava, mas fazia questão que os pratos fossem preparados com maestria. Nos cadernos de receitas do artista francês, a historiadora de arte Claire Joyes descobriu seu estilo de viver e de receber, que ela trouxe a público no livro À Mesa com Monet, no qual revela a intimidade familiar e os segredos culinários do pintor. Em meio a receitas, fotografias e histórias curiosas, há relatos de que o gênio impressionista ficava de ótimo humor diante da perspectiva de uma boa refeição, mas se estivesse descontente com alguma pintura em andamento, era melhor deixá-lo quieto.
Diferentemente da maioria dos colegas, não era adepto da boêmia; gostava de dormir cedo e mergulhar no trabalho desde as primeiras horas do dia. Por isso, preferia receber as pessoas para o almoço. Nesses momentos de confraternização gastronômica, brindava a todos com incríveis receitas. Entre as iguarias servidas aos mais ilustres visitantes estavam as suas preferidas: Galettes de Castanha (receita abaixo), Pato à Moda de Rouen, Assado de Vitela, Filé de Linguado à Véron e Charlote de Damasco. 

Galettes de Castanha
Rende 15 unidades
Ingredientes
½ xícara de manteiga derretida
½ xícara de açúcar
400 g de purê pronto de castanha portuguesa
3 ovos (claras e gemas separadas)

Modo de preparo
Numa tigela misture a manteiga derretida com o purê de castanha, o açúcar e as gemas. Aqueça o forno em temperatura alta. Bata as claras em neve e acrescente à mistura de castanha. Mexa cuidadosamente e distribua a massa em 15 forminhas com 7 cm de diâmetro e 3,5 cm de altura untadas com manteiga. Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Desenforme e sirva.
(Fontes: À Mesa com Monet, de Claire Joyes, Ed. Sextante, e Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário