sábado, 8 de outubro de 2016

Perigos do “sal a gosto”

O excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e hipertensão arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 30 milhões de brasileiros possuem a pressão arterial elevada e a taxa de morte por este fator cresceu 13,2% na última década.
Mas não precisa ficar alarmado, basta adotar os cuidados necessários. Já que um quarto do sódio consumido durante o dia é proveniente do sal adicionado durante ou após o preparo dos alimentos, então olho vivo nas panelas! O principal é ir com calma na orientação “sal a gosto” de uma receita. 
Não devemos ultrapassar o limite de 5 gramas recomendado pela Organização Mundial da Saúde para consumo diário. “Ao menos 2g desse valor está presente naturalmente nos alimentos. O restante é proveniente do sal adicionado à comida. O brasileiro, no entanto, consome cerca de 12g de sal por dia, que equivale a 2,5 vezes a mais do que o recomendado”, explica a nutricionista doutora MÁRCIA GOWDAK, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e nutricionista responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Para evitar o consumo exagerado, Dra. Márcia dá duas dicas básicas: retirar o saleiro da mesa e respeitar as indicações de uso do sal. “O importante é, aos poucos, diminuir a quantidade e deixar o paladar se acostumar”, recomenda. Para ajudar no controle, as indústrias assinaram um acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) criando metas de redução de sódio nos produtos. Atualmente os fabricantes já oferecem opções de temperos e caldos com redução de até 30% de sódio. Portanto, vamos seguir todos juntos nessa luta a favor da saúde!

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário