segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Alquimias do Jamil

Cada vez mais em Salvador surgem hamburguerias com opções para quem, assim como eu, não come carne. É o caso da JAMM BURGERS, no Rio Vermelho, que tem no cardápio o hambúrguer VEGETARIANO da foto, feito com shitake, queijo minas meia cura, cebola caramelizada e a surpreendente maionese da casa, servido no pão australiano (R$28,90). “Muitos clientes não se contentam com a porção que servimos da nossa maionese e pedem a extra do nosso molho Jamm. Mas, por ser um produto muito perecível, optamos por não comercializá-la", conta o chef JAMIL ACRUZ, sócio do restaurante ao lado dos empresários Maira Medrado, Antonio Martins e Daniela Lerner. 
Mas as estrelas da hamburgueria artesanal são as seis receitas dos hambúrgueres tradicionais, que levam 170g de carne. Para oferecer um produto de excelência, Jamil pesquisou, estudou e viajou pelo Brasil em busca das melhores e mais atraentes inspirações em termos de sabor, suculência, tamanho e apresentação. Todos os sanduíches acompanham batata frita ou cebola empanada bem crocante e sequinha (foto acima). 
Nesse paraíso dos sabores há também espaço para os milk shakes (R$16,80) nas versões Oreo, Chocolate meio amargo com cacau em pó e nibs de cacau (foto) e Doce de leite com praliné de amêndoas. Todos eles são sensacionais!
Antes de abrir o Jamm Burgers, o chef de cozinha e empresário Jamil ACruz comandou a Pizza Saúde. Mas sua dedicação à gastronomia vai muito além. Entre seus dotes culinários está o quibe cru, que os amigos adoram e vivem pedindo para ele fazer nos momentos de intimidade. Interessadíssimo nas técnicas e alquimias com as panelas, já participou de cursos com o consagrado chef francês Laurent Suaudeau, entre eles o de 'sous vide' (cocção a vácuo à temperatura correta, e conservação dos alimentos). Em outro curso na Escola Laurent Suaudeau, Jamil  transformou ingredientes da nossa terra em pratos sofisticados: Cordeiro com berinjela caramelizada e farinha d'água e Carne de sol defumada com purê de andu e vinagrete de jiló. 
Jamm Burgers fica na Vila Caramuru (antigo Mercado do Peixe), no Rio Vermelho. Funciona de segunda a sexta, a partir das 18h; sábado e domingo, das 16h às 3h da manhã. 

Fotos Roberto Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário