sábado, 26 de maio de 2018

Na França dos anos 1920, Ernie, como era chamado, satisfez suas necessidades de comida com sofisticação, e às vezes com luxo. Gostava de frutos do mar de qualidade, que naquela época estavam muito caros. Em The Hemingway Cookbook (Chicago Review Press,1998), Craig Boreth escreve que quando o escritor americano tinha dinheiro suficiente comia as melhores ostras no lugar mais elegante da capital francesa. O prazer dele com essa iguaria é narrado, pelo próprio, no livro Paris é Uma Festa: “Comi as ostras, que possuíam forte gosto de mar e um leve travo metálico que o vinho branco lavava, deixando somente o gosto de mar e a suculenta textura; à medida que ia sorvendo o líquido frio de cada concha e o fazia descer acompanhado do estimulante sabor do vinho, o sentimento de vazio me foi abandonando e me vi de novo feliz, cheio de planos”.
O autor dos consagrados Por Quem os Sinos Dobram e O Sol Também se Levanta sempre gostou de comer bem e criar suas combinações. Apreciava a paella espanhola e hambúrguer, mas com a carne frita em vez de grelhada. A comida dividia sua preferência com a bebida­, especialmente o Mojito (receita abaixo), um drink refrescante. Ele teria dito que “um homem não existe até que fique bêbado”.
Desde cedo, Ernie passou a gostar de viver ao ar livre. Nas colinas arborizadas do norte de Michigan (Estados Unidos) aprendeu com seu pai os rituais de caminhadas, camping, pesca e caça; os sons da natureza. Foi ensinado também a retirar a pele, limpar e cozinhar o que eles pegavam ou matavam. As fotos com enormes ‘troféus’ conseguidos em grandes pescarias confirmam sua eficiência no aprendizado, assim como as caçadas a animais selvagens. No romance O Velho e o Mar, Hemingway descreve a vida de Santiago, um pobre pescador idoso em busca de comida que possa vender para sobreviver. É quando aparece o grande marlim, o mesmo tipo de peixe que o escritor costumava pescar.

Mojito
Ingredientes
45 ml de rum branco
½ limão cortado em pedaços
10 folhas de hortelã
1 e ½ colher de bar de açúcar
Água com gás

Utensílios necessários
Socador (macerador)
Medidor
Colher de bar
Pegador ou pá de gelo
Faca para cortar frutas 

Modo de preparo
Macere as folhas de hortelã com o limão e o açúcar em um copo highball. Acrescente o gelo e adicione o rum. Complete com água com gás e misture os ingredientes.
(Fonte: Internet)

Foto: Hemingway om a atriz Lauren Bacall/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário