segunda-feira, 28 de maio de 2018

A aversão ou obsessão em relação à comida sempre acompanhou as crises de saúde de Virginia, que culminaram com o seu suicídio no dia 28 de março de 1941. Essa mulher genial, neurótica e insegura teve uma relação complexa e turbulenta com o ato de comer e com a cozinha. Os médicos prescreviam que, para ficar boa, ela devia dormir, levar uma vida saudável e, sobretudo, comer muito bem _justo ela, que achava que estava mal porque era gulosa e preguiçosa. Odiava engordar, mas, ainda assim, é a comida que lhe salva a vida. O marido, Leonard Woolf, a alimentava nesses momentos conturbados. Dentre todos os alimentos que é forçada a comer, há um que ela gosta particularmente: o leite. 
Na infância e adolescência, Virginia ama comer, especialmente torta de ameixa, sorvete e Geleia de Maçã e Limão (receita abaixo). Mas a cozinha da família era sinistra, um porão escuro e úmido, como quase todas naquela época. Um antro que ela recorda com um misto de repulsa e horror, ainda que as cozinhas de sua fase adulta não sejam muito melhores. Das inúmeras coisas que apreciava, destacam-se chocolate, maçã e pão. Assim que começa a cozinhar, nos anos de guerra, concentra-se no alimento primordial. “Tenho feito pães como uma verdadeira especialista”, escreveu à sua irmã Vanessa.
Os romances e contos escritos por Virginia são ricos em comida, cozinheiras, pratos e receitas, em anotações sobre comer e sobre a escrita a respeito da comida. Então, fica a pergunta: era amor ou ódio que a escritora inglesa, famosa pelo livro Orlando, sentia pela comida, pelo comer, pela cozinha? Ninguém, nunca, saberá responder.

Geleia de Maçã e Limão
Ingredientes
400 g de limões amarelos
900 g de maçãs do tipo reinetas
500 g de açúcar

Modo de preparo
Lave os limões na água corrente, enxugue-os e fure-os com um garfo. Em seguida, coloque-os em uma tigela de vidro, cubra-os com água fria e deixe-os macerar por três dias, trocando a água frequentemente.
Lave as maçãs, enxugue-as, descasque-as e corte-as em fatias finas. Escorra os limões e fatie-os com toda a casca. Em uma panela antiaderente, coloque os limões, as maçãs e o açúcar; junte 1 xícara (chá) de água e deixe ferver em fogo brando por 90 minutos, misturando frequentemente. A geleia estará pronta quando, colocando uma gota em um pratinho, esta fica grudada sem escorrer. Retire do fogo, coloque a geleia em vidros esterilizados, feche-os, coloque-os de cabeça para baixo e deixe-os esfriar. Quando estiverem frios, vire-os e conserve-os no guarda-louça.
(Fonte: A Cozinha das Escritoras, de Stefania Aphel Barzini, Ed. Saraiva)

Foto: Alamy Stock Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário