quinta-feira, 17 de maio de 2018

A autora dos aclamados A Festa de Babette e A Fazenda Africana (ambos levados ao cinema com sucesso) teve uma relação conflituosa de amor e negação à comida. Escreve maravilhosamente sobre cozinha, aromas, paladares delicados. Por outro lado, faz uma espécie de jejum eterno. Acaba desnutrida. No fim da vida, alimenta-se apenas de ostras, champanhe e suflê.
Karen Christentze Dinesen, depois baronesa von Blixe-Finecke, nasceu na Dinamarca em 1885. Aprendeu a cozinhar ainda jovem. Para combater a frieza dinamarquesa, a escritora embarca com o marido para viver a exótica magia _e percalços_ da África, onde tentam manter ativa uma fazenda de café. Época de grandes caçadas e safáris. Em casa, Karen recebe o companheiro e convidados, a exemplo do ilustre príncipe-de-Gales, com pratos inesquecíveis, como Clear Soup (o consomê feito com perfeição pelo jovem cozinheiro Kamante) e Linguado com Molho Holandês (receita abaixo).
Aos poucos, a saúde de Karen vai se debilitando. Além da magreza decorrente de uma dieta ininterrupta, passa a sofrer os efeitos devastadores da sífilis contraída do marido mulherengo. Chega a pesar 37 quilos, totalmente anoréxica. Mesmo assim, mantém os jantares suntuosos, mimando seus convidados com pratos à base de trufas. No dia 7 de setembro de 1962, quando ela quase não mais de levanta, toma o último de seus preciosos consomês e dorme serenamente. Para sempre. Causa da morte: desnutrição.

Linguado ao Molho Holandês
Ingredientes para 4 pessoas
1 linguado de cerca de 1,5 kg
½ cebola
1 cenoura
1 ramo de salsa
1 copo de vinho branco
Sal e pimenta

Para o molho holandês
3 gemas
1 ½ colher (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta
150 g de manteiga

Modo de preparo
Limpe o peixe, prepare-o para o cozimento e coloque-o em uma panela com a cebola, a cenoura, a salsa, o vinho branco, um pouco de sal e pimenta e água suficiente para cobrir tudo. Coloque para ferver e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
Nesse meio-tempo, prepare o molho holandês. Coloque as gemas em uma panelinha e deixe-as em banho-maria., junte o suco de limão, 1 colher (sopa) de água, um pouco de sal e pimenta e, sem parar de mexer, a manteiga cortada em pedaços, esperando que cada pedacinho derreta para colocar o outro. Corte o linguado em filés e sirva-o acompanhado do molho holandês à parte.
(Fonte: A Cozinha das Escritoras, de Stefania Aphel Barzini, Ed. Saraiva)

Foto: Pierre Boulat/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário