quarta-feira, 30 de maio de 2018

Ele não sabia nem fritar um ovo, e era meio indiferente à comida. Mas todos os dias sentava-se pontualmente às 19 horas na mesma mesa do Martinho da Arcada (café-restaurante mais antigo de Lisboa) para tomar a sopa do dia. No local se reuniam pensadores da época, liberais, maçons, anarquistas, republicanos e jacobinos. Já durante o dia, o cardápio do escritor português podia ser cozido à portuguesa, pastéis de bacalhau ou arroz doce. Em sua homenagem até foi criada uma receita especial, o Bacalhau à Fernando Pessoa (receita abaixo). 
A Dobrada à Moda do Porto _equivalente à nossa dobradinha_ também era um dos seus pratos favoritos, tanto que lhe dedicou um poema: “Um dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo, / Serviram-me o amor como dobrada fria. / Disse delicadamente ao missionário da cozinha / Que a preferia quente, / Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria”. Outro estabelecimento que ele frequentava era a tasca Abel Pereira da Fonseca, onde é flagrado bebendo vinho na foto acima, com sua figura esguia e o inseparável chapéu.
Antes de ser poeta, escritor, filósofo, editor, comentarista político, tradutor e publicitário, Pessoa viveu parte da adolescência na África do Sul. Lá, descobriu temperos exóticos e tomou gosto pela galinha ao curry (combinação de várias especiarias). Multifacetado, ele assinou suas obras literárias também com os heterônimos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis.

Bacalhau à Fernando Pessoa
Tempo de preparo 40min; rende 4 porções

Ingredientes
250g de lascas de bacalhau
4 batatas bolinhas
4 tomates cereja
4 azeitonas pretas 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho
1 colher de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Grelhar as lascas de bacalhau e assar as batatas bolinhas no forno. Em uma frigideira, colocar o azeite e o alho para dourar, e depois que estiver bem dourado adicionar o bacalhau com as batatas, a salsinha picada e os tomates cerejas. Levar tudo ao forno e servir em seguida.
(Fonte: Internet)

Foto: Manuel Martins da Hora/Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário