terça-feira, 15 de maio de 2018

Além de escrever mais de 300 livros _dentre eles, os clássicos O Conde de Monte Cristo e Os Três Mosqueteiros_, Alexandre Dumas pai (1802-1870) era louco também por diversão e comida. Aos 60 anos, no auge da fama de escritor, decidiu se dedicar ao assunto que amava e lançou o Grand Dictionnaire de Cuisine, uma obra de referência apreciada tanto por chefs quanto por leigos. A “bíblia gastronômica” traz centenas de crônicas e receitas, incluindo pratos da culinária francesa e outros exóticos dos mais diversos países. 
O Grande Dicionário de Culinária mistura, deliciosamente, gastronomia e literatura. Nos 615 verbetes constam relatos históricos, cartas a leitores, descrições científicas e crônicas. A publicação é enriquecida com 275 ilustrações de época assinadas por grandes artistas como Gustave Doré e mais de 400 receitas, que vão de peixes, aves e carnes a sopas, molhos, sobremesas e pâtisserie; de curiosidades e procedimentos artesanais a pratos tradicionais e sofisticados.
Grandalhão, o escritor francês vivia e comia com intensidade. Por isso, foi associado ao adjetivo ‘pantagruélico’ (Pantagruel era o nome do personagem comilão de Rabelais, conterrâneo de Dumas, que viveu três séculos antes). Entretanto, ele preferia qualidade a quantidade, definindo gastronomia como “a gula dos espíritos delicados”. E não dispensava a etiqueta à mesa. Confira abaixo uma receita dele, simples mas saborosa.

Abóbora-menina ao Parmesão 
Modo de preparo
Corte a abóbora-menina* em pedaços quadrados e ferva-os por 15 minutos em água e sal. Escorra-os. Ponha na panela um bom pedaço de manteiga e frite os pedaços de abóbora com sal e especiarias. Transfira-os para uma travessa, cubra com parmesão ralado, leve ao forno para dourar e sirva. 
*Obs. do blog: Esta variedade de abóbora é plantada durante a temporada de primavera e colhida no outono, assim que a casca endurece. Pode ser assada, cozida ou utilizada para uma sopa quentinha de inverno. 
(Fontes: Grande Dicionário de Culinária, de Alexandre Dumas, Ed. Zahar; e Internet)

Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário