sábado, 5 de maio de 2018

“Gosto de cozinhar. É a mesma coisa que escrever, um ato criativo!”. A declaração da rainha dos romances policiais entrega que sua paixão pela comida e pela cozinha perdia apenas para o crime. E muitas vezes as duas coisas aparecem juntas nos 94 livros que escreveu (traduzidos para 103 idiomas): salas de jantar, detetives gulosos, fogões, homicídios, suspenses e receitas. As tramas misteriosas dessa escritora extraordinária e gulosa incluíam sempre delícias gastronômicas, algumas temperadas mortalmente com veneno. O icônico personagem criado por ela, o detetive belga Hercule Poirot, amava cozinha e comer bem.
Nascida em 1890, em uma família da alta burguesia anglo-saxã, desde a infância Agatha adorava creme de leite. Ao lado de sua máquina de escrever nunca faltava uma taça desse calórico alimento branco. Aos 11 anos, aprende a fazer pão e as frutas cristalizadas de que tanto gostava. Se fartava também de scone, o típico doce que os ingleses amam comer com chá. 
Nos grandes almoços familiares, exibia um apetite voraz que se tornou lendário. No dia a dia, era louca por omeletes (veja receita abaixo). Também nutria paixão pelas frutas e, como boa britânica, tinha fixação por maçãs, de tal modo que as levou para seus livros. Ela as comia frescas, cozidas, raladas; fazia tortas, geleias, conservas e pudins. Agatha Christie, que na foto acima aparece cozinhando em sua casa na Inglaterra, em 1950, afirmava que é possível chegar ao coração pela estrada da boa cozinha. 

Omelete à Agatha
Ingredientes para 5-6 pessoas
250g de cogumelos cultivados
Manteiga
125g de presunto cozido cortado em cubinhos
6 ovos
Sal e pimenta

Modo de preparo
Limpe os cogumelos, corte-os em fatias e cozinhe-os em uma panela com um pouco de manteiga em fogo brando. Quando ficarem tenros, coloque o presunto cortado em cubinhos e mantenha-o quente. Bata os ovos em uma tigela. Junte o sal e a pimenta. Em uma frigideira pequena, derreta um pouco de manteiga e coloque uma parte dos ovos, espalhando bem. Ao final do cozimento, coloque sobre uma metade da omelete o recheio de cogumelos e presunto, dobre a fritada e faça-a deslizar sobre um prato. Sirva em seguida.
(Fonte: A Cozinha das Escritoras, de Stefania Aphel Barzini, Ed. Saraiva)

Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário