terça-feira, 29 de maio de 2018

Comida, posts e tuítes

Na linha cinema e gastronomia, que eu adoro, os fofos JULIE & JULIA e CHEF têm em comum, além da (boa) comida, o poder das redes sociais. Ambos os filmes se valem da força da Internet para incrementar suas histórias. A propósito, o primeiro filme é baseado em fatos reais. Julie Powell é uma garota frustrada em busca de significado para sua vida, à beira de completar 30 anos de idade. É então que a culinária surge como opção para essa guinada. Como nutre grande admiração pela lendária cozinheira Julia Child, decide criar um blog temporário para cumprir o seguinte desafio: reproduzir 524 receitas do famoso livro dela em 365 dias.
Entre ataques de nervos em torno de panelas nervosas, Julie ainda se desdobra no trabalho burocrático que enfrenta durante o dia. À noite, com o apoio amoroso do marido, a garota elabora os pratos da mestra. Ao mergulhar na história de Julia, descobre inúmeras afinidades, incluindo um marido compreensivo e incentivador. Eis que o blog bomba e a autora é convidada a transpor para livro a experiência virtual inédita. Lançado em 2005, quatro anos depois chegou também às telas do cinema, com a atriz Meryl Streep em interpretação magistral da corpulenta Julia Child. 
Já no filme Chef é o Twitter que dá o toque de agilidade à ação; além, é claro, dos pratos elaborados pelo talentoso cozinheiro, que passa por um momento de reavaliação da carreira. Após ser demitido de um restaurante top em Los Angeles, devido às confusões ao tuítar inadvertidamente com um temido crítico gastronômico, Carl decide voltar às raízes de sua cozinha do coração. Na estrada, a bordo do promissor food truck Cubanos, seu filho de 10 anos acaba sendo um 'marqueteiro digital' tuitando a chegada do chef polêmico em cada cidade americana pela qual o veículo passa na jornada gastronômica.

Julie & Julia (roteiro e direção Nora Ephron, 2009), com Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci e outros.
Chef (roteiro e direção Jon Favreau, 2014), com Jon Favreau, Sofia Vergara, Dustin Hoffman, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr. e outros.

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário