segunda-feira, 14 de maio de 2018

A escritora inglesa retratou com toques de ironia os costumes de seu tempo. Sempre atual, sua obra foi transposta para o cinema e agora o romance Orgulho & Preconceito inspira uma versão abrasileirada na novela das 18h da Globo, Orgulho & Paixão. E também muitos livros de gastronomia. Desde o ano passado, seu nome voltou ainda mais à tona, em decorrência do 200º aniversário de sua morte, ocorrida em 18 de julho de 1817. Embora a comida não esteja tão presente nos livros da autora famosa, aparece em profusão nas cartas que enviou à sua irmã Cassandra, incluindo jantares, piqueniques e chás acompanhados de bolo de ameixa, pão de gengibre e maçãs assadas.
Ao entender e recriar seus pratos favoritos, parece que ganha-se um certo nível de intimidade com ela. Tanto que vários livros têm sido lançados mundo afora e diversos eventos comemorativos vêm sendo realizados no Brasil, a exemplo do encontro na Deli Delícia, no Rio de Janeiro, no último dia 8 de maio, como parte do projeto ‘Degustando Palavras’, em homenagem aos grandes nomes da cultura mundial. Mais conhecida por enfocar os problemas do casamento da nobreza latifundiária no século 18, Jane Austen também escreveu obsessivamente sobre comida nas cartas pessoais. Ela não cozinhava, porém sabia exatamente como dirigir os cozinheiros.
A comida em seus romances é de dar água na boca. Jane convida o leitor a saborear tanto o alimento quanto a caracterização quando descreve o lombo de porco assado que a Sra. Bates desfruta e o Sr. Woodhouse estremece, ou o luxuoso chocolate quente que o General Tilney toma aos goles no café da manhã. Em algumas cenas “gastronômicas”, ela fala de pratos típicos da sua época _picado de galinha, ostras recheadas, ovos cozidos e torta de maçã, entre outros.

Maçãs Assadas da Sra. Bates
Ingredientes
4 maçãs de tamanho médio
12 cravos
1 ½ colher de chá de casca de limão
57g ou ¼ xícara de açúcar mascavo
240ml ou 1 copo de vinho tinto ou suco de maçã, dividido

Modo de preparo
Pré-aqueça seu forno a 177 °C. Descasque as maçãs, deixando-as inteiras, e espete os cravos. Coloque-as em uma assadeira ou refratário e polvilhe com açúcar mascavo e casca de limão. Despeje ¾ xícara do vinho ou do suco sobre as maçãs. Asse descoberto por 1 hora. Mexa ocasionalmente, se necessário, para evitar que o líquido queime. Retire as maçãs e coloque-as em pratos. Despeje ¼ xícara de vinho ou suco na assadeira e mexa, formando uma calda. Depois despeje sobre as maçãs e sirva.
(Fontes: Internet e Cooking with Jane Austen and Friends, de Laura Boyle)

Imagem: Retrato by William Beechey

Nenhum comentário:

Postar um comentário