segunda-feira, 21 de maio de 2018

Escritora e deputada, a autora do best-seller Como Água para Chocolate nasceu na Cidade do México em 30 de setembro de 1950. Teve liberdade familiar, embora católica, que a levou quando jovem a estudar filosofias orientais, praticar meditação e seguir uma dieta vegetariana. Laura foi muito influenciada pela avó, a matriarca da família que costumava reunir todas as mulheres na cozinha, onde podiam partilhar pensamentos íntimos.
Tanta vivência nesse inspirador ambiente das panelas resultou no famoso romance que transcorre no começo do século 20, no Norte do México. Como é tradicional nesse país, Tita, por ser a filha mais nova, não deve se casar para que possa cuidar da mãe na velhice. Por não poder se unir ao homem amado, volta todas as suas dores e frustrações para seus dotes culinários, provocando emoções de riso e choro naqueles que provam seus pratos, entre eles o sublime Codornas em Pétalas de Rosa (receita abaixo). O livro, lançado em 1989 e adaptado para o cinema em 1993, ganhou 18 prêmios internacionais. Consagrada como escritora, Laura Esquivel continuou a publicar obras de ficção, a exemplo do romance A Lei do Amor e da seleção de contos com o título Íntimas Suculências, Tratado Filosófico de Cozinha
Laura se declara amante do fogão. “Eu gosto de cozinhar... a cozinha me apaixona. Gosto de descobrir, criar, misturar tradições do Oriente com as nossas”, comentou a escritora mexicana. “Sempre pensei que seria muito lindo na hora de cozinhar poder narrar uma história de amor”. 

Codornas em Pétalas de Rosas
Ingredientes
6 codornas
12 rosas, de preferência vermelhas
12 castanhas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fécula de milho
2 gotas de essência de rosas
2 colheres (sopa) de anis
2 colheres (sopa) de mel
2 alhos
1 flor de cacto

Modo de preparo
Uma vez desfolhadas as pétalas moem-se no pilão junto com o anis. Em separado, as castanhas são postas a dourar e depois de descascadas cozinham-se na água. Depois, faz-se um purê. Os alhos a gente pica bem fininhos e doura em manteiga. Acrescentam-se a eles o purê de castanhas, o mel, a flor de cacto, as pétalas de rosa e sal a gosto. 
Para que o molho fique mais espesso, pode-se acrescentar duas colheres pequenas de fécula de milho. Por último passa-se tudo por uma peneira e se acrescentam duas gotas de essência de rosas (não mais que isso, para não ficar excessivo no aroma e no sabor). Quando estiver no ponto retira-se do fogo. As codornas a gente só submerge por 10 minutos neste molho, para que se impregnem do sabor, e as tiramos.
(Fontes: Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel, e Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário