quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Tempero no Forte promete!

Os melhores chefs de cozinha do Brasil vão apresentar seu talento no Tempero no Forte - Festival de Cultura e Gastronomia, que será realizado pela 11ª vez em Praia do Forte, de amanhã, 1º de dezembro, ao dia 11/12. Mandioca é o ingrediente-tema deste ano, que deverá ser usado por mais de 30 estabelecimentos _entre restaurantes, hotéis e pousadas. Uma das atrações será o chef JORGE MENDES, nascido em Portugal e atualmente morando em Salvador. Ele assina o prato que será servido no Restaurante Vila Gourmet, da Pousada Sobrado da Vila: Carré de Cordeiro na Tapioca, Gratin de Mandioquinha com Crocante de Pistache e Glace (R$69). E ainda cede a receita! Confira a seguir:

_O prato é composto por 200g de carré francês de cordeiro, tapioca ralada para empanar, 200g de mandioquinha, 150ml de leite, 30ml de creme de leite, 3g de noz moscada, sal, pimenta, queijo grana padano e 50ml de demi glace de cordeiro. Para preparar é preciso limpar os carrés e colocá-los em pares. Na sequência, triture no liquidificador a tapioca, de modo a preparar uma farinha 50% pó e 50% bolinhas. Tempere os carrés com sal e pimenta, enfarinha e frite em óleo. Fatie a mandioquinha no mandolim, cozinhe no leite e creme de leite, temperando com noz moscada, sal e pimenta do reino. A seguir, coloque o conteúdo em uma assadeira e leve ao forno 180°C e deixe secar. Corte com aro, molhe com líquidos da sobra, coloque o queijo ralado e leve ao forno quente para gratinar. Para servir, é só dispor verticalmente os carrés, colocar o gratin de mandioquinha e molhar com o demi.
Na sexta-feira, dia 2, a noite será muito especial com a realização do Jantar Magno (R$ 150) do Festival Tempero no Forte, no Hotel Via dos Corais, com a participação de três grandes chefs. BETO PIMENTEL assina a Salada Duca (acima), composta de maturi, coco de licuri, lâminas de coco verde, biribiri, manga e temperos especiais, acompanhada de creme de aipim e pindoba.


O prato principal do Jantar Magno fica por conta da chef baiana TEREZA PAIM, que servirá Costelinha Suína em Confit Cítrico com Abóbora e Mandioca Crispy


A sobremesa, para encerrar o jantar em grande estilo, é uma criação da chef CHUCA CARDOSO: Pirâmide de Tapioca - Bricelet com Sorvete de Tapioca e Calda de Frutas Vermelhas com Nutella

Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário