segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Uma casa para frequentar

Ontem finalmente fui almoçar no restaurante CASA DE FRED, sobre o qual eu já tinha ouvido falar muito bem. Funciona na parte da frente da residência do próprio FRED FEDULLO (daí o nome do local), numa rua tranquila na Boca do Rio, bairro próximo à orla de Salvador. Talvez por isso o clima marítimo esteja presente em grande parte do cardápio, que inclui também ótimas sugestões de carne, a exemplo de cordeiro. O simpático Fred, que põe a “mão na massa”, me contou que a casa funciona há cerca de 10 anos, tendo começado informalmente a partir de sua paixão pela gastronomia. Além da comida excelente, o atendimento também merece aplausos.
Na companhia de uma amiga de infância, degustamos uma Baden Baden com sabor de canela que veio bem geladinha. Depois do couvert, que incluía “caviar de berinjela” com torradas, fizemos nossos pedidos. Eu escolhi o RISOTTO DE PRAIA (R$ 69) com camarões rosa em temperos frescos e azeite de oliva com pimenta dedo de moça e vinho branco, tendo em volta farofa de pão que dá crocância e evita uma monotonia do prato, segundo palavras do próprio Fred. É interessante ouvir o restaurateur descrever um prato, porque parece estar declamando um poema. Ele justificou que se deve ao fato de acreditar que comemos com todos os sentidos, e o descritivo poético acaba aguçando também a audição.
Fiquei satisfeito e Simone também. Ela escolheu o Bacalhau de Luna (R$89), composto de lascas de bacalhau grelhado sobre musseline de mandioquinha com cebolas, pimentões e tomates cereja ao perfume de tomilho. Experimentei e curti o sabor delicado do prato, diferente do meu, que era bem marcante e levemente apimentado como eu gosto.

Fotos Simone Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário