segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Sopa de Tartaruga, Blinis de Caviar, Baba ao Rum, frutas frescas, champanhe Veuve Clicquot, vinho Clos des Vouges e outras tentações compõem o menu servido com todo o requinte no filme A Festa de Babette, uma produção franco-dinamarquesa de 1987. Porém, o prato mais representativo desse banquete é Cailles en Sarcophage ou Codornas no Sarcófago (receita abaixo). Ao final, um dos convidados, respeitado general, comenta que a cozinheira era capaz de transformar um jantar numa espécie de caso de amor, numa relação de paixão em que era difícil diferenciar o apetite físico do espiritual. 
Babette então revela seu maior segredo: gastou todo o dinheiro que ganhou na loteria para realizar o jantar, abdicando de uma vida luxuosa na França. Decide, assim, permanecer na remota península da Dinamarca. Nessa localidade inóspita, no ano de 1871, ela desembarcou e foi morar e trabalhar para duas irmãs fechadíssimas, órfãs de um rigoroso pastor luterano, que pregavam a salvação da alma por meio da renúncia aos prazeres mundanos. Fugindo da guerra civil francesa, ela desperta desconfiança nos habitantes do vilarejo, que comem uma alimentação sem gosto a fim de não despertar o sentido do paladar. 
Dispostos a comer sem ‘saborear’ nada do que fosse servido no jantar oferecido por Babette, os moradores terminam se rendendo à arte da cozinheira, que confessa ter sido a chef do Café Anglais, em Paris. Todos ficam extasiados com as ricas e bem preparadas iguarias, e se sentem ‘alimentados de corpo e alma’. O filme se tornou referência para estudantes e amantes da gastronomia. Uma autêntica aula magna de como preparar e servir com maestria tartarugas, codornas, ervas e frutas, tudo perfeitamente harmonizado com bebidas de primeira qualidade e levado em ordem específica à mesa, arrumada com talheres, prataria, copos e taças de cristal.

Cailles en Sarcophage
(Serve 8 pessoas) 

Ingredientes
Para o vol au vent
500 g de massa folhada
1 ovo
2 colheres de sopa de água

Para as codornas
8 codornas desossadas
Flor de sal
Mix de pimentas
250 g de foie gras ou terrine de foie gras

Para o molho
Ossos das codornas
16 minicebolas
1 talo de alho-poró
5 colheres de sopa de manteiga
8 ml de conhaque
25 g de trufas negras
50 g de funghi porcini
240 ml de vinho branco
1 litro de caldo de frango

Modo de preparo
Vol au vent
Corte a massa em aros de 10 cm de diâmetro. Para cada vol au vent são necessários 3 aros, sendo um de base e os outros 2 recortados com um aro de 9 cm, deixando apenas um círculo de 1 cm. Passe a clara de ovo nas bordas da base, acrescente outro aro, passe novamente a clara e finalize com o próximo círculo. Pincele com a gema de ovo misturada com água e leve ao forno a 200ºC por 25 minutos.

Codornas
Tempere as codornas com flor de sal e pimenta e recheie-as com foie gras. Passe-as na manteiga em uma frigideira por 1 minuto, virando de todos os lados, apenas para selar. Coloque-as dentro dos ‘sarcófagos’, pincelando com o restante da gema usada para a massa folhada. Leve-as ao forno a 180ºC por 15 minutos.

Molho 
Em uma panela, coloque a manteiga e doure os ossos. Depois de dourados, acrescente o alho-poró, as cebolas inteiras e deglaceie com o conhaque. Acrescente o vinho, deglaceie novamente e acrescente o caldo de frango, tomilho e deixe reduzir a quantidade inicial a 50%. Depois de reduzir, retire as cebolas, coe o restante do molho e volte para a panela com as cebolas. Adicione as trufas negras raladas e os cogumelos já hidratados em água gelada. Corrija o sal e a pimenta e deixe reduzir novamente a 50% e sirva com os ‘sarcófagos’.
(Fonte: Internet)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário