quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Nasci no dia 17 de julho de 1963, sob o signo de Câncer, lua em Gêmeos e ascendente Escorpião. Caçula de 10 irmãos. Desde cedo, tive rejeição a carne e peixe. Galinha, frango e peru, nem pensar! Meu organismo tem verdadeira ojeriza às aves. Entretanto, na infância, comia carne assada (bem assada!) e a casquinha do lombo de porco dos domingos. Também comia _e ainda adoro_ Rocambole de Bacalhau, que sempre foi uma tradição e preferência absoluta na família Pires. Outro prato que amo é Vatapá.
Na casa de meus pais, no interior da Bahia, pela manhã consumia ovo frito, requeijão, cuscuz de milho e tomava leite apenas no café. Mas sempre gostei muito de todas as frutas, legumes e verduras. Amo feijão. Quando me mudei para Salvador, descobri um restaurante que confirmou minha verdade: sou vegetariano. Mas não daqueles que fazem apologia, pois sempre me satisfaço em qualquer mesa e sou contra sectarismos. Não sou exímio cozinheiro, nem consigo seguir receitas. Faço tudo na base do improviso.
Ao decidir criar um blog de gastronomia, o Comendo & Bebendo Por Aí, eu me propus a tratar da cultura gastronômica de uma maneira ampla e sem preconceitos. Mas tem uma coisa que não mudo de jeito nenhum. Seja sozinho ou acompanhado, eu valorizo demais o momento da refeição. Para mim é SAGRADO.

Rocambole de Bacalhau
Ingredientes

Para o recheio
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 gema
1 colher (sopa) de molho de tomate
250 g de bacalhau dessalgado desfiado grosseiramente
Cheiro-verde picado a gosto

Para a massa
1kg de batata
1 pires de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos (gemas separadas das claras)
1 copo de leite
1 colher (sobremesa) de fermento

Modo de preparo
Recheio
Em uma panela, doure o alho na margarina, acrescente o leite, a farinha de trigo e a gema. Mexa rapidamente até ferver e engrossar. Cozinhe em fogo médio por cerca de 3 minutos. Acrescente o molho de tomate. Deixe esfriar e junte o bacalhau desfiado grosseiramente (já dessalgado) e o cheiro-verde.

Massa
Cozinhe as batatas e passe no espremedor. Junte o queijo ralado, a farinha de trigo, a manteiga, as três gemas, o leite e, por último, as claras batidas em neve e o fermento. Leve ao forno em uma assadeira retangular. Recheie e enrole ainda quente, com ajuda de um pano de prato úmido ou papel manteiga. Até o momento de servir, deixe enrolado. Enfeite com uma flor feita de tomate ou como preferir.

Foto: Aquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário