quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O ator Bradley Cooper interpreta o rebelde chef Adam Jones, que tinha uma carreira sólida e premiada mas se perdeu em um ataque de fúria em Paris. Terá que recomeçar. Vencedor de duas estrelas Michelin, o enfant terrible da cena gastronômica parisiense vai para Londres, chama um velho amigo, Little Tony, e abre um restaurante novo, montando sua antiga equipe e orientando uma nova colaboradora, Helene (Sienna Miller). Trata-se de uma história intensa sobre o amor pela comida e o poder de uma segunda chance.
Acontece que Adam só se preocupava com a emoção de criar explosões de sabores, deixando todos na cozinha à mercê de seu temperamento explosivo. Para recuperar sua dignidade e ganhar a tão sonhada terceira estrela Michelin, ele precisará da ajuda de bons profissionais. Talvez por ser gastrônomo confesso, Cooper está muito à vontade no papel do personagem cozinheiro. Para completar, o filme tem um elenco de apoio recheado de estrelas, incluindo Emma Thompson e Uma Thurman.
O livro oficial de Burnt _Receitas Dignas de uma Terceira Estrela Michelin_ traz as belas criações gastronômicas feitas especialmente pelo chef britânico Marcus Wareing, celebridade da vida real e vencedor de vários prêmios, que participou como consultor do filme. Um dos pratos é Cordeiro com Beterraba e Cogumelos Girolles (receita abaixo), que aparece na telona como se tivesse sido executado pelo brilhante e problemático Adam Jones da ficção.

Cordeiro com Beterraba e Cogumelos Girolles
(Rende 2 porções)

Ingredientes
1 filé de cordeiro, sem gordura 
50 ml de azeite de oliva
4 ramos de tomilho
2 ramos de alecrim
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
45 g de manteiga sem sal, em cubos
10 cogumelos girolles
1 coração de alcachofra cozido e cortado em quatro pedaços
Flores comestíveis para decorar
1 beterraba grande

Aioli de beterraba
250 ml de suco de beterraba reduzido a 25 ml e gelado
2 gemas de ovos orgânicos
125 ml de azeite de oliva
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de mostarda Dijon
1 colher (chá) de vinagre de cabernet sauvignon
2 colheres (sopa) de sal grosso

Modo de preparo
Cordeiro
Marine o cordeiro com o óleo, metade do sal, o alho e as ervas e deixe na geladeira de um dia para o outro. Para cozinhar o cordeiro, aqueça o óleo vegetal em uma frigideira média. Tempere o cordeiro com o restante do sal e, em seguida, coloque-o no óleo quente. Doure por inteiro e adicione 25 g da manteiga. Quando formar espuma, regue o cordeiro até ficar bem caramelizado e cozido a gosto. Retire e reserve em lugar quente para descansar. Coloque os cogumelos na mesma panela com o restante da manteiga, a alcachofra, e deixe cozinhar.

Aioli de beterraba
Bata os ovos com mostarda e vinagre até obter um creme claro e fofo. Lentamente, pingue o azeite enquanto mexe continuamente. Termine com o suco de beterraba e tempere a gosto. Coloque em um saco de confeitar na geladeira até o momento de empratar.

Beterraba
Aqueça o forno a 160ºC. Enrole a beterraba com o sal grosso em papel alumínio e leve ao forno por 3 horas ou até ficar macia. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Descasque ainda quente e, em seguida, leve à geladeira. Corte em fatias iguais. Retire da geladeira uma hora antes de servir. Tempere com azeite e flor de sal.

Empratamento
Coloque o aioli e a beterraba no prato. Corte o cordeiro em quatro, colocando 2 pedaços em cada prato. Decore com as beterrabas, alcachofras e cogumelos. Finalize com as flores.
(Fonte: http://www.burntmovie.com.au)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário