sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Ela não costumava seguir receitas. Tinha paixão por comida italiana e era viciada em espaguete ao molho de tomate. “Minha mãe não podia ficar sem macarrão. Seu favorito absoluto era Spaghetti al Pomodoro, poderia viver apenas com isso. Suas amigas ficavam impressionadas que ela comia dois pratos seguidos”, disse Luca Dotti, o filho mais novo, que escreveu Audrey at Home – Memories of my Mother’s Kitchen (2015). 
O livro revela o mundo particular da atriz, conhecida por filmes como Bonequinha de Luxo, Sabrina e Cinderela em Paris, dentre muitos outros sucessos.  Além de recordações, anedotas, trechos de sua correspondência pessoal, desenhos e mais de 250 fotografias inéditas, traz receitas dos pratos preferidos, escritas pelas próprias mãos dela. Entre essas, Vichyssoise, Penne alla Vodka, Boeuf à la Cuillère (que Audrey fazia para o costureiro e amigo Givenchy quando ele a visitava), Bolo de Chocolate com Chantilly e a Tortilha de Batata e Cebola (receita abaixo) que aprendeu com a empregada espanhola Engracia. 
Talentosa, ganhadora do Oscar e dedicada à filantropia, Audrey Hepburn deixou também um legado como ícone de estilo. Era famosa por sua figura elegante, esguia e magérrima, que causou suspeitas _sem comprovação_ de uma desordem alimentar ao longo dos anos. A it-girl não fazia dieta mas encarava longas caminhadas. Na verdade, tinha um metabolismo saudável. No café da manhã, comia pão integral com geleia; para o almoço, escolhia uma carne magra ou massa com produtos frescos do seu jardim; e no jantar tomava sopa de frango com legumes. Entretanto, após o jantar às vezes comia chocolate.

Tortilha de Batata e Cebola
(Rende 4 porções)

Ingredientes
3 batatas grandes, descascadas, em fatias finas
1 cebola branca, descascada e picada
Azeite extravirgem
Sal marinho fino
Um punhado de orégano picado, cebolinha, tomilho e manjericão
2 ovos batidos

Modo de preparo
Aqueça uma frigideira grande coberta com azeite de oliva em fogo médio-alto. Adicione a batata e a cebola e cozinhe, mexendo sempre, por 15 minutos, depois reduza o fogo para baixo e cozinhe até que a batata e a cebola amoleçam. Transfira a mistura de batata para uma tigela com uma escumadeira e adicione sal a gosto. 
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo com uma camada de azeite. Misture as ervas nos ovos batidos e adicione as batatas e as cebolas, mexendo para incorporar. Adicione a mistura à panela antiaderente, agitando suavemente acima da chama para que não grude no fundo. Quando a mistura endurecer, cubra com uma placa e vire. Acrescente um pouco de óleo à panela, deslize a mistura de volta, cozinhe o outro lado até a finalização desejada. A tortilha pode ser servida quente, mas é imbatível à temperatura ambiente para um almoço de verão.
Variação
A receita acima é a versão tradicional. Aqui está uma maneira diferente de cozinhar as batatas: corte-as em pequenos cubos em vez de fatias finas, acrescente as cebolas, use menos óleo para cozinhá-las do que com as batatas fatiadas e cubra a mistura até a metade com água (ou caldo de legumes). Cozinhe até que as batatas e as cebolas tenham amolecido e, em seguida, se necessário, despeje o excesso de líquido. Quando as batatas e as cebolas estiverem cozidas, continue com o restante da receita. Essa variação é mais leve, porque usa menos óleo.
(Fonte: www.harpersbazaar.com e Audrey at Home, de Luca Dotti)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário