sábado, 4 de agosto de 2018

Disseram que ela voltou americanizada.Errado. Carmen nunca trocou pelo hambúrguer dos States as delícias brasileiras preferidas por ela: feijoada, arroz de forno, rabada, farinha, asinhas de frango. Suas preferências culinárias eram até cantadas em música, como Camarão Ensopadinho com Chuchu (receita abaixo). A biografia da cantora, nascida em Portugal mas criada no Brasil, revela sua boa disposição para a comida. O café da manhã, durante anos, era composto de ovo quente, presunto, café com leite, grapefruit e maçã. 
O breakfast, na verdade, era almoço. Pelo menos no no auge da carreira, quando a estrelíssima Carmen Miranda cumpria longas e desgastantes temporadas de shows nos Estados Unidos, com até sete apresentações em um só dia. Conseguia se desmontar de figurino e maquiagem e sentar pra comer às quatro horas da manhã. O “jantar” na madrugada costumava ser um bife com nove centímetros de altura, segundo o escritor e biógrafo Ruy Castro.
Diva de Holywood na década de 1940, a ‘Pequena Notável’ – como ficou conhecida mundialmente – soltava as rédeas nos almoços com os colegas do estúdio onde eram feitos os filmes de grande sucesso que ela estrelou. Chegava a comer duas sobremesas. Para controlar o apetite voraz, Carmen recorria a dietas rigorosas, especialmente às vésperas de algum compromisso importante. Manter a silhueta ficou ainda mais difícil ao conhecer o Alexander's, um drinque calórico à base de conhaque, licor de cacau, creme de leite, gelo, nozes e chocolate picados que o marido David Sebastian lhe apresentou.

Camarão Ensopadinho com Chuchu
Ingredientes
(Rende 4 porções)

1 kg de camarões pequenos, descascados e limpos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho bem picados
1 cebola picada
4 a 5 tomates maduros sem pele e sem semente picados
3 chuchus descascados e cortados em cubos
Suco de limão para temperar os camarões
Salsinha picada para polvilhar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
Misture um pouco de limão aos camarões, depois escorra-os. Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite já aquecido, mexendo para não queimar. Incorpore os camarões à panela, tempere com sal, pimenta e refogue-os ligeiramente, cuidando para não passarem do ponto. Retire-os e reserve-os. Na mesma panela, coloque os tomates, os chuchus e ajuste o sal. Cozinhe com um mínimo de água, até os chuchus ficarem macios, sem perderem a textura. Apague o fogo, incorpore os camarões reservados, polvilhe a salsinha e sirva imediatamente.
(Fonte: Carmen - Uma Biografia, de Ruy Castro, Ed. Companhia das Letras, 2005)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário