sábado, 11 de agosto de 2018

Julia Child nos dava a ideia de que oferecer sua comida à família ou aos convidados era um ato de amor. Ela não tinha apenas paixão pelo marido ou por cozinha. Tinha paixão pela vida”, comenta Meryl Streep, que interpreta a lendária figura da gastronomia mundial no filme Julie & Julia. A atriz conta que engordou sete quilos durante as filmagens e que levou um ano e meio para emagrecer de novo. Isso porque algumas comidas do longa-metragem (lançado em 2013) eram pesadas, a exemplo do Patê de Pato, pois a culinária de Julia é retrô, carregada na manteiga e no creme de leite.
Como sabe cozinhar, Meryl não precisou de muito treino. Ela atuou com naturalidade na cozinha de Julia Child, que foi reproduzida nos mínimos detalhes, tipo um museu: os azulejos, o fogão, a pia, tudo. Nas cenas, a comida não é apenas bonita. A diretora e roteirista Nora Ephron fez questão que todos a compartilhassem. Os atores comeram bastante. “Este é um filme sobre pessoas que conversam e comem, e não dá pra ser controlado do jeito que atores são às vezes. Este é o tipo de gente que, no meio da crise mais horrível, para e diz do nada que as ostras estão deliciosas”, explicou Nora.
A equipe teve uma especialista em gastronomia no set, que preparava a comida na cozinha improvisada dotada de fogão e três fornos elétricos, um milhão de panelas, eletricidade e água corrente. O prato favorito de todos foi a Lagosta à Thermidor (receita abaixo). Mal dá pra ver esse sugestivo prato no filme, “mas todo mundo comeu, e estava delicioso”, garante a diretora. Então, bon appétit!, como dizia Julia, autora do livro Dominando a Arte da Culinária Francesa, que inspirou a escritora principiante Julie Powell (Amy Adams) a reproduzir 524 receitas em 365 dias e publicar a experiência em um blog, que virou livro e depois esse filme delicioso.

Lagosta à Thermidor
(Rende 6 porções)

Ingredientes
3 xícaras de vinho branco seco 
2 xícaras de água
1 cebola grande, finamente fatiada
1 cenoura média, finamente fatiada
1 talo de aipo cortado em fatias finas
6 raminhos de salsa
1 folha de louro
1/4 colher (chá) de tomilho
6 grãos de pimenta
1 colher (sopa) de estragão
3 lagostas vivas
200 g de cogumelos frescos
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de suco de limão
1/4 colher (chá) de sal
5 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de mostarda
2 gemas
1/2 xícara de creme de leite
4 a 6 colheres (sopa) a mais de creme de leite
Uma pitada de pimenta caiena
4 colheres (sopa) de manteiga
1/3 xícara de conhaque
1/2 xícara de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga, cortada em pedaços

Modo de preparo
Ferva o vinho, água, legumes, ervas e temperos por 15 minutos. Em seguida, adicione as lagostas vivas. Cubra e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. As lagostas estão prontas quando ficarem vermelhas brilhantes e as longas antenas puderem ser retiradas com facilidade. Enquanto as lagostas estão cozinhando, cozinhe lentamente os cogumelos em uma panela com a manteiga, o suco de limão e o sal por 10 minutos.

Molho
Quando as lagostas estiverem prontas, retire-as da panela. Despeje os cogumelos no líquido em que elas foram cozidas e deixe ferver rapidamente até que tenha reduzido para cerca de 2 1/4 xícaras. Coe em uma panela de aço inoxidável ou esmaltado e leve ao fogo brando. Cozinhe a manteiga e a farinha lentamente por 2 minutos, sem deixar escurecer. No fogo, junte com a redução e cozinhe por 1 minuto. Reserve. Misture a mostarda, as gemas, o creme de leite e a pimenta. Acrescente o molho nessa mistura. Retorne para a panela mexendo com uma colher de pau, e ferva lentamente por 2 minutos. O molho deve ficar espesso.

Lagostas
Divida as lagostas ao meio longitudinalmente e limpe-as, mantendo as cascas intactas.  Retire a carne das caudas e garras e corte-a em cubos. Coloque manteiga na frigideira em fogo moderado. Quando a espuma da manteiga começar a diminuir, misture a carne da lagosta e refogue, mexendo devagar, por cerca de 5 minutos, até que a carne tenha uma cor rosada. Despeje o conhaque e deixe ferver por um minuto ou dois, agitando a frigideira, até que o líquido tenha reduzido pela metade.

Montagem 
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os cogumelos cozidos e dois terços do molho na frigideira com a carne de lagosta. Arrume as cascas das lagostas na assadeira. Recheie-as com essa mistura e cubra com o molho restante. Polvilhe com queijo e salteie com manteiga. Coloque na parte superior do forno a 200ºC por 10 a 15 minutos, até que a lagosta esteja borbulhando e a parte superior do molho esteja bem dourada. Sirva imediatamente.
(Fonte: Julie & Julia)

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário