segunda-feira, 23 de abril de 2018

A carne no fogo é uma das formas mais antigas de cozinhar. Antigamente, pedaços de carne eram assados numa grelha de madeira colocada sobre uma fogueira, chamada ‘BARBACOA’. Era um momento não só de alimentação, mas de grande celebração reunindo pessoas para apreciar a boa carne. Inspirado nessa cultura do churrasco, foi inaugurado em São Paulo o Barbacoa, no ano de 1990. Hoje, a rede de churrascaria à la carte inclui 15 unidades espalhadas por São Paulo, Bahia, Brasília, Japão e Itália.
O Barbacoa Salvador segue a tradição de cortes nobres: Prime Rib, Assado de Tira, Bife de Tira (corte da picanha), Bife de Chorizo, Fraldinha, Costeleta de Cordeiro e Lombo de Javali. Corte tradicional nos EUA, o Prime Rib, retirado da parte anterior do contrafilé, é uma carne macia e bem marmorizada, também chamado de Ancho com osso ou Filé de Costela com osso. Outro corte de origem norte-americana é o T-Bone, conhecido por esse nome por ter o osso em formato de “T”. Reúne o Filet Mignon e o Bife de Chorizo em um mesmo corte.
Já o contrafilé é uma das carnes mais apreciadas e um dos cortes mais tradicionais, do qual se extrai o Bife de Chorizo e o Bife Ancho, também chamado de Noix de Entrecote. Ambos apresentam muito sabor e suculência _no Bife Ancho a gordura está entremeada e no Bife de Chorizo está localizada na lateral. Por sua vez, o Assado de Tira é retirado do centro da costela bovina, e tem esse nome devido à sua forma. Muito saboroso por causa das camadas de gordura, esse corte transversal ao sentido dos ossos provém da parte mais nobre da costela e possui alto grau de marmoreio.
(Fonte: Barbacoa – www.barbacoa.com.br)

Foto Henrique Peron/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário