quinta-feira, 13 de abril de 2017

Bacalhoada Portuguesa

Reza a tradição que na Semana Santa não se deve comer carne. Uma boa alternativa são os peixes e pescados. E, na verdade, isso é muito bom para a saúde, pois os benefícios que o consumo desses alimentos traz são inúmeros: fácil digestão, melhora na concentração e na memória, prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros. SUYAN ARAÚJO, nutricionista do GBARBOSA, lembra que o peixe é rico em ômega 3 e que a recomendação religiosa tem fundamento nutricional. “O consumo de pescados deve ser de pelo menos duas vezes por semana”, recomenda Suyan, aproveitando para ensinar o preparo de seu almoço de Páscoa.

Bacalhoada Portuguesa

Ingredientes
4 pimentões (2 amarelos e 2 vermelhos)
4 cebolas grandes
800g de batata calabresa
1,8kg de bacalhau dessalgado
300g de azeitona
400g de brócolis
400g de repolho
400g de cenoura
Alho cortado em lâminas
Azeite
4 camarões VG
4 ovos

Modo de preparo 
Leve o bacalhau dessalgado à brasa por 40 minutos (ou ao forno por uma hora). Vire na metade do tempo e regue com azeite. Coloque a batata pré-cozida na brasa (ou forno) por dez minutos. Em paralelo, coloque os pimentões no espeto (ou forno) por cinco minutos, retirando a pele e cortando em tiras logo em seguida. Os legumes (brócolis, cenoura e repolho) devem ser cozidos por aproximadamente dez minutos. 
Montagem do prato na travessa: Primeiro posicione as postas de bacalhau. Disponha as tiras de pimentão por cima do bacalhau, assim como as cebolas cortadas em quatro partes. Fatie os legumes já cozidos e adicione ao bacalhau. Corte o alho em lâminas e coloque na frigideira quando o azeite estiver aquecido. Quando dourar, bote por cima do bacalhau. Grelhe os camarões VG por cinco minutos, e tempere com sal a gosto. Corte os ovos cozidos em quatro partes e decore o prato.

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário