quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Sabor de fogo

Com a promessa de trazer o melhor da cozinha de fogo, o restaurante CARVÃO foi inaugurado em agosto, na rua Sabino Silva, no Jardim Apipema (Ondina). Eu estive na inauguração e amei os pães de fermentação natural feitos na casa e outras delícias assadas, a exemplo da beterraba servida no amplo menu degustação, que incluía drinques incríveis. Por ser vegetariano, não experimentei as carnes, que são o carro-chefe. Mas o pessoal comeu e aprovou. Agora, com a apresentação do cardápio e novidades do chef RICARDO SILVA, decidi postar aqui no blog.

Fiquei contente de ver que o menu traz opções de pratos vegetarianos: Veggie Steak (couve-flor, brócolis e mix de cogumelos assados na brasa, cascas de limão siciliano, garam massala e cebola roxa em conserva) e Espaguete de Legumes (massa cozida no caldo de legumes assados com pesto de manjericão, garam massala e queijo de cabra). E também Crostata (foto acima) como entrada _produzida na casa, assada no forno a lenha com ragu de tomate defumado, manjericão e flor de sal.


Mas o forte é mesmo a carne, que divide espaço com frutos do mar, saladas, massas e arrozes. Para abrir os trabalhos, o Couvert da casa vem com pães rústicos, manteiga de mel de uruçu e tapenade de azeitonas pretas, dentre outras tentações. Na sequência, que tal experimentar o Prime Rib de Angus com pasta de berinjela, vinagrete de feijão verde e ovo? Ou quem sabe Lagosta assada na brasa? Pra encerrar, uma doce surpresa: Pudim defumado (fotos acima).

Com capacidade para 80 pessoas, o Carvão possui três ambientes: jardim com vista para a avenida, varanda lateral e salão principal. Destaque para a comunicação visual colorida, urbana e moderna assinada por Magu Atala (foto acima, entre Ricardo Silva e sua mulher e sócia Eliane Pinho), que utilizou a arte de rua como inspiração. O restaurante é a realização do sonho do chef paulista que adotou a Bahia depois de estudar gastronomia e trabalhar ao lado de chefs renomados. A ideia era destacar a Cozinha de Fogo, que explora o fogo direto, o calor da brasa, as cinzas e a fumaça que, mesmo não sendo um elemento comestível, dá sabor aos assados. As comidas são feitas em panela de ferro, fogão, forno a lenha e parrilla.
Mas quem é que come sem beber?! Aqui as delícias do chef são acompanhadas de vinhos e cervejas artesanais. Porém, são os drinks de assinatura criados pelo mixologista Junior WM (abaixo, na foto com Ricardo) que chamam a atenção. Seguindo o conceito da cozinha de fogo, os coquetéis são feitos com ingredientes tradicionais e defumados, resultando em sabor muito original. Junior criou também releituras de drinks clássicos, a exemplo do Moscow Mule (vodca, suco de limão Taiti e refrigerante de gengibre). Vale a pena experimentar essas bebidas inusitadas. 
O Carvão funciona de terça a sábado das 18h às 23h30, com horário especial aos sábados e domingos para o almoço, das 12 às 16h. A casa não cobra 10% e tem serviço de manobrista no período da noite.

Fotos Kato e Jorge Thadeu/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário