segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Vamos reduzir o sódio?

Ok, muita gente ainda está de férias e o Carnaval bate à porta. Por isso mesmo chegou a hora de dar um basta nas gordices que viemos ingerindo desde as festas de fim de ano e equilibrar nossa dieta. Um dos maiores pecados é o consumo exagerado do sódio, presente, principalmente, no sal de cozinha.
Todo mundo sabe que ele é essencial para dar mais sabor à comida, mas o uso em excesso do sal pode aumentar a incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão e AVC. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de apenas 5 gramas de sal por dia, o que corresponde a cerca de 3 colheres de café”, alerta a nutricionista MARCIA GOWDAK, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e nutricionista responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).
Então vale a pena calcular. Pra começo de conversa, é bom saber que cerca de 2 gramas já estão presentes naturalmente nos alimentos. Portanto, freio no sal!! Uma boa dica da nutricionista é experimentar o prato antes de acrescentar mais sal. E também retirar o saleiro da mesa. Mas não é para excluí-lo totalmente das refeições, pois o sódio, componente do sal, é essencial para o bom funcionamento do organismo. 

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário