sexta-feira, 7 de julho de 2017

A criativa e divertida Elíbia Portela é a estrela de hoje da coluna PALAVRA DE CHEF aqui no blog Comendo & Bebendo Por Aí. Famosa, dentre outras coisas, por ter criado _ou pelo menos difundido_ o pão delícia indispensável em qualquer festa, a chef conta que não há segredo, e sim técnica, para fazer essa iguaria delicada que derrete na boca. Em 1971, quando se casou e foi morar em São Paulo, já existia em Salvador um pão comemorativo, com massa e técnica guardadas a sete chaves. E contava-se nos dedos quem sabia fazê-lo. “Nos meus testes culinários criei uma massa muito delicada, que todo mundo adorou. Amigos paulistas me sugeriram batizá-lo de ‘pão paulistinha’, mas o meu coração gritou mais alto e o batizei de ‘pão delícia da Bahia’”. Hoje em dia há diferentes formatos e variados sabores, incluindo o doce.
Quando voltou à capital baiana, a filha de banqueteira que cresceu dentro da cozinha fez parte de um grupo de demonstradores de freezer e microondas, apresentando as técnicas de congelamento, nas quais diz ser a pioneira no Estado. Foi um passo para o ensino. “Quando dei conta, já estava dando aulas em minha própria residência”, comenta. Atualmente, além de ensinar técnicas de cozinha e capacitar pessoas para a área de alimentação, Elíbia continua no comando do programa Prato da Casa, exibido na Band todo sábado, às 8h30. 

> Como define seu próprio estilo de Chef?
Prático e econômico. (Com o pouco tempo que temos, a praticidade ajuda e a economia traz lucros garantidos...)

> O que acha desse boom na gastronomia?
Excelente! Principalmente após o ensino nas faculdades, onde os alunos descobrem e afirmam as suas aptidões, e partem para o mercado com conhecimentos das técnicas necessárias.

> Qual é o segredo de uma boa cozinha?
Estudo e pesquisa, para que não seja surpreendido por resultados desagradáveis e negativos.

> E qual é o grande pecado na cozinha?
Começar uma receita sem checar se tem todos os ingredientes na casa...

> O que faz um bom prato?
Usar insumos de qualidade, ingredientes frescos e técnicas precisas.

> A alta gastronomia na Bahia tem futuro?
Já se faz presente! Diante de vários chefs conceituados, dirigindo e até mesmo administrando o seu próprio estabelecimento, fica muito claro que a alta gastronomia ali apresentada tem sido inovadora, e muito bem apreciada entre os mais variados paladares da sociedade.

> O que já lhe aconteceu de mais divertido ou desastroso na cozinha?
Na cozinha diária não tenho registro, mas, em gravações para o programa Prato da Casa, após muitas horas de trabalho em plena madrugada, enquanto terminava a decoração de uma pizza, falei para os telespectadores: “Se vocês não tiverem azeitonas azuis, usem as pretas mesmo...”

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário