segunda-feira, 12 de março de 2018

Top da ‘cucina povera’

Há mais de cem anos o cheiro de pão fresquinho conquista clientes no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Com esse sucesso centenário, os empresários de origem italiana decidiram abrir também o RESTAURANTE BASILICATA, que completa um ano de funcionamento na próxima sexta-feira, 16 de março. Para celebrar, o premiado chef RAFAEL LORENTI (foto acima), adepto da “cucina povera” do sul da Itália, criou um menu especial com novos pratos autorais. Três deles levam ingredientes exclusivos: cime di rapa (folhas de nabo italiano que têm o sabor semelhante a uma mistura de brócolis com escarola) e nduja (embutido calabrês feito à base de carne suína, peperoncino e páprica), raros no Brasil.
Entre as novidades, Rafael apresenta o Gnocchi de batata doce roxa na manteiga, sálvia, vinagre balsâmico e raspas de limão siciliano, acompanhado por ‘nduja artesanal da casa (acima). Outra criação do chef é o Ricchitelli com Cime di Rapa (massa artesanal com linguiça preparada na casa e acompanhada do Cime di Rapa) e o Pancia di Maiale _barriga de porco feita com vinho rosé e cocção longa de 12h, servida com feijão branco refogado, purê de cime di rapa e cime di rapa refogado (confira na foto do chef). 
Ao abrir o novo espaço, com capacidade para 90 lugares, a Basilicata – Pão, Empório e Restaurante une a arte de fazer pães à gastronomia contemporânea com assinatura. O chef Rafael Lorenti, da quinta geração, prova que a gastronomia italiana está no sangue. A família Laurenti-Lorenti continua firme e atenta ao futuro, com as portas abertas na capital paulista (Rua Treze de Maio, 596) oferecendo o melhor pão italiano e pratos bem elaborados. Hoje o empreendimento é comandado pelos sucessores dessa quarta geração: Nicola, Toninho, Vittorio e Angelo. Toda essa história é contada no livro “Padaria Basilicata - Cent'anni di Storia, da editora Senac, que pode ser adquirido no local.
A fachada guarda a mesma atmosfera de antes e logo na entrada foram mantidos ao alcance dos clientes os serviços da padaria e do empório. Um amplo balcão e mesas-bistrô servem para lanches rápidos. No andar superior, que também pode ser acessado por um elevador instalado para garantir a acessibilidade, funciona o restaurante que dispõe de 40 opções de pratos no cardápio. Além das famosas Bruschettas de entrada, destacam-se a Insalata Basilicata (pão, pimentões, tomate, pepino, cebola, alici e alcaparras), típica dos camponeses, e as massas, entre elas Gnocchi D’Oro (gnocchi tostado acompanhado de ricota fresca, tomatinhos e rúcula). De sobremesa, que tal a Torta Al Cioccolato Fondente (torta de chocolate meio amargo, acompanhada por sorvete de manjericão e azeite)?! Veja mais no site www.basilicata.com.br.

Fotos Marcos Kawall/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário