terça-feira, 21 de agosto de 2018

Risoto é uma viagem!

A chef HELENA RIZZO (fotos acima), do famoso restaurante Maní, em São Paulo, criou um prato especialmente a pedido da Booking.com. A ideia era aliar viagem e gastronomia, partindo do resultado da pesquisa que demonstrou que 40% dos brasileiros buscam conhecer um destino com o objetivo de experimentar a culinária local. O Risoto de Abóbora e Abobrinha (receita abaixo) destaca ingredientes típicos do Brasil e pode ser feito de maneira rápida e simples por qualquer viajante que esteja passeando por terras brasileiras. E estrangeiras também, por que não?.
Risoto de Abóbora e Abobrinha
(Serve 4 pessoas)

Ingredientes
1 kg de abóbora (de pescoço, kabocha ou moranga) sem a casca e cortada em pedaços
200 g de abobrinha cortada em cubinhos de 1 cm
30 ml de azeite de oliva
1 cebola picada
250 g de arroz arbório
100 ml de vinho branco seco
1 l de caldo de legumes
Sal
Noz-moscada
50 g de manteiga
50 g de parmesão ralado
10 g de salsinha picada

Modo de preparo
Passar os pedaços de abóbora pela centrífuga para extrair o suco (se não tiver centrífuga, cortar a abóbora em pedaços menores e bater no liquidificador para fazer um suco e coar). Reservar. Aquecer bem uma frigideira antiaderente. Colocar um fio de azeite de oliva e dourar os cubinhos de abobrinha. Reservar.
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure a cebola picada. Acrescente o arroz e refogue bem. Junte o vinho branco e mexa até o álcool evaporar. Cubra o arroz com o suco de abóbora. Mexa sempre e vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes, à medida que o arroz for secando. Tempere com sal e uma pitada de noz-moscada. 
Quando os grãos estiverem cozidos al dente, acrescente os cubinhos de abobrinha e mexa mais um pouco. Retire do fogo e junte a manteiga, o parmesão ralado e a salsinha picada. Emulsione bem. Sirva imediatamente e, se quiser dar um toque especial, finalize com algumas folhas de manjericão e sementes de abóbora torradas.

Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário