terça-feira, 23 de maio de 2017

Gorduras do bem

Você sabia que 60% do cérebro são praticamente constituídos por gordura? “A gordura que comemos alimenta, literalmente, o nosso cérebro, ajudando nossas funções neurológicas e a clareza mental que nos permite viver de forma saudável”, diz o médico THEO WEBERT, que atua em nutrologia e em qualidade de vida.
O especialista destaca que, embora o termo “gordura” ainda carregue o estigma de problemas com a saúde, existem as gorduras boas que ajudam no reequilíbrio do organismo. Ele lista cinco alimentos que, aliados a uma dieta equilibrada, podem ajudar no funcionamento de órgãos, como o cérebro e o coração. Porém, o médico adverte que o consumo deve ser orientado e observado por um especialista. “Qualquer excesso pode ser prejudicial ao nosso corpo”.
1 > ABACATE (foto acima): “É um dos principais alimentos ricos em gordura positiva. Se embrulhado como um burrito em uma folha de nori (alga japonesa), com brotos e verduras cultivadas, pode ser uma boa opção e fonte de nutrientes. Por ser de rápido consumo, pode ainda ser descascado, picado e armazenado no congelador. Antes de consumido, pode ser batido no liquidificador com cacau e até mesmo leite de amêndoas. Fica delicioso”.
2 > GHEE: “Conhecido como manteiga caseira, na verdade trata-se de um óleo purificado da própria manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. É um óleo de cozinha maravilhoso, que suporta o calor, mas pode ser usado também num misto de chá, onde utilizamos tulsi (erva medicinal) adicionando uma colher de ghee, água de rosas, mel ou estévia”.
3 > ÓLEO DE COCO: “É excelente para cozinhar, uma vez que também pode suportar o calor. Há quem o utilize nas receitas de uma barra de chocolate energético. Ele se une ao cacau, cogumelo reishi, cordyceps (fungo com propriedades de combater o câncer) e um toque de mel. Para muitos, este é o impulso diário de energia”.
4 > NOZES E SEMENTES: “As sementes de cânhamo, amêndoas, sementes de abóbora, castanha-do-Pará, semente de linhaça, castanhas, sementes de gergelim, avelãs, nozes, macadâmia e sementes de chia compõem boa parte de uma dieta equilibrada, ao lado de vegetais verdes. Leites produzidos a partir destas nozes, castanhas e sementes podem ser grandes fontes nutritivas numa alimentação balanceada. Há também como usar para receitas com panquecas, purê cremoso de batatas doces, pudim de chia, macarrão e até queijo... as possibilidades são infinitas”.
5 > AZEITONAS E AZEITE DE OLIVA: “Os ácidos gordos monoinsaturados presentes no azeite de oliva ajudam na redução do colesterol mau (LDL) no corpo, reduzindo assim o bloqueio de artérias. Ele também ajuda na redução da coagulação do sangue, além de ser uma boa fonte de antioxidantes como fenóis e Vitamina E, que ajudam a manter o coração forte e funcionando corretamente. Uma das maneiras de consumo do azeite pode ser por meio de molhos. Um dos favoritos é aquele com azeite, limão e sal marinho”.

Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário